Embora blogs corporativos sejam uma estratégia amplamente difundida – 66% de todos os profissionais de marketing e 75% dos profissionais de marketing B2B usam blogs em seu conteúdo de mídia social, de acordo com uma pesquisa realizada pela Impact – nem todos os blogs de negócios estão obtendo os resultados necessários para alavancar novas oportunidades de negócios. Se você quiser aumentar o impacto do blog de sua empresa, esses insights recentes podem ajudar.
Uma pesquisa realizada pela Orbit Media Studios –que é feita desde 2014– com mais de mil blogs de negócios apontou algumas conclusões importantes –veja abaixo o resumo dos principais fatos que levam alguns dos blogs corporativos B2B ter mais sucesso:
Concentre-se na quantidade e qualidade
Os blogs que tiveram melhor desempenho estão gastando mais tempo por postagem. Para se ter uma ideia, em 2014, 50% dos profissionais de marketing entrevistados declararam que escreviam ao menos dois posts de blog em duas horas. Hoje, esse número caiu para 27%. Em compensação, a parcela de entrevistados que leva de duas a quatro horas para escrever dois posts de blog aumentou de 30% para 45%.
Esse tempo extra é gasto escrevendo posts melhores e mais longos. Apenas 18% das postagens do blog tinham mais de 1.000 palavras em 2014; esse número, agora, é de 45%.
E o aumento do tempo gasto e da duração do post compensa: os entrevistados também afirmaram ter mais sucesso com posts de 2000 palavras ou mais, do que com postagens com menos de 500 palavras.
Só que não é apenas o conteúdo mais longo que importa. Blogs de negócios com maior impacto positivo nos resultados postam ao menos diariamente, e têm cerca de três vezes mais probabilidade de ter excelentes resultados, do que aqueles que postaram novos conteúdos em uma base menor que a semanal.
Recicle o máximo que puder
Nos blogs, como no mundo real, a reciclagem é uma prática excelente, embora subutilizada.
Como mencionado acima, você precisa de mais conteúdo e melhor conteúdo para se destacar no ambiente de conteúdo de hoje, com muitas empresas adotando as mesmas práticas. Aqui estão três maneiras de conseguir isso sem simplesmente fazer mais trabalho:
Crie postagens “evergreen”, para sempre oferecer as dicas mais recentes sobre tópicos de interesse contínuo. Em seguida, atualize e republique-os regularmente. Basicamente, esse tipo de postagem oferece conteúdo que não é perene em relação ao tempo –ou seja, não tem algum conteúdo noticioso que “perde a validade” com o tempo.
Crie postagens de blog com base em outros conteúdos que você já investiu na produção, como white papers, ebooks, infográficos e vídeos. Isso é muito importante, especialmente porque as ferramentas de Analytics podem ajudar você a descobrir quais são os temas de maior relevância.
Outro ponto de extrema importância é atualizar e aumentar os conteúdos que têm um excelente desempenho – isso ajuda a melhorar o ranqueamento desses links.
Monitore os resultados e atue nas medições
A maioria dos profissionais de conteúdo entrevistados pela Orbit Media declararam sempre acompanhar as métricas de interesse — embora um em cada cinco profissionais tenha informado que não acompanhava ou não tinha acesso às métricas – o que é um dado surpreendente, visto a importância dos resultados para desenvolver mais assertividade no conteúdo.
Os profissionais que declaram acessar frequentemente as métricas tiveram resultados duas vezes melhor do que aqueles que fazem a verificação apenas ocasionalmente.
Todas as suas métricas de mídia social, PPC e SEO em um só lugar
Naturalmente, assim como você não pode perder peso simplesmente olhando a balança, você não vai melhorar o desempenho simplesmente verificando as métricas do seu blog. O que importa é o que você faz com essa informação.
Por exemplo, examinar sua análise de blog fazer com que você chegue à conclusão de que é preciso escrever mais postagens, ou reforçar um canal de distribuição com baixo desempenho, por exemplo. Portanto, é preciso tirar os insights necessários das métricas e realizar as mudanças na estratégia de conteúdo.
Vá além do texto
Como o estudo observa, uma parcela crescente de profissionais de conteúdo está incorporando várias imagens, listas, vídeos e conteúdo de áudio em suas postagens.
Mas enquanto menos de um quarto dos blogs corporativos incorporam áudio e vídeo regularmente, aqueles que o fazem são significativamente mais propensos do que os blogueiros em geral a reportar resultados fortes no esforço de criar conteúdo.