Muito provavelmente você já se deparou com algum dono de empresa reclamando que o Google Adwords é uma ferramenta cara, complicada e ineficaz. Não se deixe enganar pelos comentários negativos de pessoas que fracassaram usando o Adwords, pois ele é tudo, menos ineficaz.

A reputação do Google Adwords depende muito de quem consegue utilizar a ferramenta de maneira assertiva. Sim, muitos cliques podem ser caros para muitas pessoas e a interface também não é um mar de rosas para quem está tentando entender como usá-la, mas a realidade é que muitas das tentativas mal sucedidas são ocasionadas pelo próprio usuário.

Existem três razões para sua campanha falhar no Google Adwords. Vamos abordar quais são elas e entender o que de fato está dando errado:

Não há nenhuma landing page, ou se há, é péssima

A primeira página que o visitante entra em seu site depois de clicar em um anúncio do Google é chamada landing page. A landing page é uma parte essencial da sua campanha de adwords, e uma landing feita com todo o carinho, atraente e engajadora, pode instantaneamente dobrar os seus leads vindos do Adwords (sem precisar gastar mais com cliques).

O anúncio precisa ser coerente com a página de destino. Parece óbvio dizer isso, mas muitos esquecem e ignoram que prometer uma coisa e oferecer outra é uma das principais razões para o abandono da página em instantes.

Anúncios mal feitos com baixo CTR

Assim como as landing pages, um anúncio no Google com uma alta taxa de conversão e CTR também pode ser responsável por dobrar os seus leads. A melhor parte é que o Google recompensa você por anúncios com conversão alta. A lógica, portanto, é a seguinte: quando você consegue dobrar o CTR, você também acaba pagando menos por clique.

O algoritmo do Google, conhecido como Quality Score, determina o quanto você paga por cliques. No Adwords, só porque você aposta todas suas fichas em palavras-chave, não garante que seus anúncios vão aparecer no topo. O Google recompensa a relevância. Se você conseguir mostrar ao Google que seu anúncio é mais relevante que o de seus competidores (e o CTR é o fator número um para determinar a relevância), você conseguirá ranquear melhor do que a concorrência, e ainda pagar menos do que a média.

Estrutura de campanha fraca

Apesar de todas as orientações, artigos, ebooks e treinamentos que existem por aí, ainda podemos encontrar várias campanhas de Adwords que são mal desenvolvidas, e sequer prestam atenção às boas práticas básicas. Exemplos incluem imagens sem apelo atrativo, ter apenas um grupo de anúncios, inserir palavras-chave em excesso, e utilizá-las todas em sua campanha.

Pode ser que o Adwords não funcione o tempo todo em qualquer negócio – há situações em que, devido ao alto custo de cliques, orçamentos, problemas de vendas internos, ou outras questões que mesmo uma campanha bem estruturada não será suficiente para gerar um ROI alto. No entanto, em nossa experiência, compensa mais do que muitos empreendedores imaginam.

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