Quando se trata de marketing B2B, em vez de ter um profissional de marketing interno e uma agência de marketing, gestores de marketing e líderes de negócios devem observar que é possível obter melhores valores e resultados com a terceirização do marketing. Isso geralmente acontece com a contratação de uma agência, que oferece uma equipe multidisciplinar, combinando várias habilidades e experiência em estratégia, geração de leads, criação e análise.

Mas como saber se é hora de terceirizar seu marketing digital? Aqui estão 6 sinais de que sua empresa pode se beneficiar com a terceirização do marketing digital para uma equipe especializada em ajudar empresas a atingir suas metas de crescimento. 

1. Você fica sem tempo para o marketing

Imagine isso; é final de mês, sua newsletter não saiu como planejado, nem o blog que você ia escrever em algum tempo “livre”. Enquanto isso, é quase impossível acompanhar sua campanha de Google Ads – e você também tem pouca visibilidade sobre a evolução do seu SEO. Você também não tem certeza de quantos leads iniciados pelo marketing foram enviados à equipe de vendas no mês passado ou qual porcentagem deles foi fechada. 

Sem dúvida, você também tem milhões de ideias que adoraria explorar – como aquele pequeno vídeo mostrando a grande novidade que sua empresa desenvolveu – mas ninguém tem tempo ou habilidades para fazer isso acontecer.

Este é um cenário familiar para muitos gestores de marketing, que precisam trabalhar com recursos internos – e muitas vezes um número pequeno de funcionários. 

Com um parceiro terceirizado, você trabalha em conjunto para elaborar uma estratégia sólida e um plano de ação construído em torno de objetivos de negócios definidos, para que haja uma justificativa para todo o trabalho e um escopo claro de atividade para marketing de conteúdo

Trabalhando de acordo com o plano acordado, seu parceiro terceirizado e sua equipe de especialistas implementam, gerenciam e relatam os resultados. Os prazos dos e-mails não são perdidos, os blogs são publicados regularmente, as campanhas de Linkedin Ads são gerenciadas e otimizadas, as postagens nas redes sociais são desenvolvidas com base em uma estratégia clara, o SEO acompanha bem e o marketing e as vendas estão alinhados para que seu investimento gere retornos reais. 

2. Sua atividade não é impulsionada por uma estratégia e um plano de marketing claros  

Você já teve a sensação de que seu gerente de marketing ou agência está fazendo um “trabalho intenso”? Eles estão produzindo muitas coisas, mas você está se perguntando se é o material certo . 

Há uma grande abundância de atividades diferentes que sua agência de marketing digital pode realizar, e não é incomum que os profissionais de marketing se concentrem em coisas que mostram que estão divulgando conteúdo sem que ele faça parte ou esteja alinhado a uma estratégia de marketing clara . ou plano de ação. No entanto, o marketing digital de sucesso não se trata apenas de fazer coisas, nem de tentar fazer tudo (a menos que você tenha um orçamento ilimitado), trata-se de fazer as coisas certas, na hora certa, para o público certo. Como a maioria das coisas, você precisa ter certeza de que está trabalhando de acordo com um plano para obter os resultados desejados.

E, como há tantas opções para escolher, é fundamental que sua equipe trabalhe para:

  1. Entenda seus objetivos primeiro 
  2. Desenvolva uma estratégia para atingir seus objetivos
  3. Construa um plano de ação dividido em campanhas discretas com prazo, orçamento e estrutura definidos para mídias sociais, publicidade, e-mail, SEO e conteúdo criativo. 

Se você estiver terceirizando o marketing digital, terá acesso a uma equipe de especialistas em marketing, incluindo profissionais de marketing estratégico sênior, capazes de planejar a abordagem certa para atingir suas metas de crescimento.

3. Você não conhece seu ROI ou os KPIs que deveria medir 

Você conhece o ROI de marketing do último ano? 

  • Você tem uma meta de ROI para este ano? 
  • Você conhece a taxa de conversão de visitantes em leads da web ou a proporção de leads em vendas? 
  • E quanto ao número de leads de sua última campanha do Linkedin? 
  • Você sabe quantos leads foram fechados e seu custo geral de aquisição para os clientes que você contratou em cada campanha? 

A capacidade de obter informações de forma rápida e fácil, analisar dados e tomar decisões de negócios e marketing é um princípio fundamental do marketing digital hoje.

Não há onde se esconder com o marketing digital. Tudo é rastreável. Seu especialista terceirizado trabalhará em estreita colaboração com a administração da sua empresa para desenvolver metas de ROI e uma estrutura de KPI para monitorar o sucesso do seu investimento em marketing digital. 

O marketing digital, como a maioria das coisas, leva tempo para entregar resultados (não espere ir direto para a página 1 dos resultados do Google no momento em que você ativa uma nova página otimizada para SEO), então você precisa desenvolver um plano para medir o ROI de forma realista em relação a seus gastos, definindo KPIs de marketing de leads de curto prazo (fazendo coisas) e KPIs de marketing de atraso (resultados e resultados). 

4. Seus relatórios de marketing dizem pouco 

Se seus relatórios de marketing se limitam a usar o Google Analytics para ver quantas pessoas estão visitando seu site ou verificando suas taxas de abertura de e-mail e quão engajadas as pessoas estão com suas postagens no Linkedin, você está perdendo o foco. Os relatórios de marketing não consistem apenas em ver o que está acontecendo, mas também em entender por que isso está acontecendo e como as coisas podem ser melhoradas e otimizadas.

CEOs e líderes empresariais geralmente não querem ou precisam de relatórios de marketing complicados; na maioria das vezes descobrimos que eles procuram relatórios consistentes, estruturados e acessíveis que permitam uma interpretação rápida e fácil dos dados. 

Você precisa que sua agência de marketing digital meça e gere relatórios regularmente (semanalmente, mensalmente e trimestralmente) sobre suas atividades de marketing online e resultados de campanha. Muitas vezes eles estão focados em fazer o trabalho, mas você descobre que eles deixam a bola cair quando se trata de análises e relatórios contínuos. Isto é necessário para comunicar não apenas sucessos, mas também para interrogar o impacto das atividades de marketing online para que possam ser otimizadas, melhoradas ou totalmente abandonadas. 

Quando você terceiriza seu marketing digital, sua equipe orbitará suas atividades em torno de relatórios regulares sobre anúncios, SEO, mídia social, marketing por e-mail e quaisquer outras campanhas e atividades.

Ferramentas gratuitas como Google Analytics e Google Search Console podem ser combinadas em uma plataforma de relatórios gratuita como o Google Datastudio para fornecer uma visão panorâmica de sua atividade com a capacidade de se aprofundar nos detalhes. Com uma equipe de marketing terceirizada, você provavelmente terá acesso a essas ferramentas e muito mais, como plataformas completas como o CRM da Hubspot e plataformas de painel de marketing especializadas como Databox, que permitem integrar dados da web, plataformas sociais , seu CRM e email marketing em um só lugar. Com o uso de painéis compartilhados, você obtém transparência em tempo real do desempenho das campanhas de marketing digital. 

Ao terceirizar seu marketing digital para um fornecedor especializado, você não precisa depender de apenas uma pessoa, ou de uma equipe reduzida. As equipes de marketing terceirizadas normalmente incluem uma série de habilidades, incluindo um estrategista, gerentes e uma equipe de especialistas criativos e analíticos que fazem tudo acontecer. Se você precisa terceirizar o seu marketing, conte conosco

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