Como é o budget do marketing de conteúdo da sua empresa? Na maioria das empresas o marketing de conteúdo é inserido dentro do marketing, logo, raramente existe um budget dedicado exclusivamente a ele. Assim, mesmo que haja recursos disponíveis, pode ser difícil justificar um investimento maior. Até o cálculo do ROI fica mais difícil.

Felizmente, cada vez mais empresas, principalmente as maiores, estão mais propensas a deixarem o marketing de conteúdo fora da verba do marketing, dando a ele um budget exclusivo. Conheça diferentes estratégias de como as empresas podem planejar o budget do marketing de conteúdo em 2016.

Pela jornada do cliente

Alocar investimentos com base nos canais (mídia paga e orgânica – ou espontânea) parece ser a estratégia que mais faz sentido para reduzir custos. No entanto, existe um modelo cada vez mais usado, que consiste na alocação de verba com base na jornada do cliente.

Levando em consideração que a jornada do cliente mudou dramaticamente nos últimos anos, muitos gerentes estão mais focados em investir ao longo de toda a jornada – da descoberta até o mídia advocacy.

É preciso ir além dos estágios de aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão e pensar em outros pontos da jornada, como descoberta, tentativa e pós-compra.

Por canal

O planejamento do budget de marketing de conteúdo por canal ainda é uma das estratégias mais encontradas nas empresas.

Ao fazer isso, no entanto, não basta dividir os recursos com base em mídia paga e orgânica, é preciso seguir diferentes categorias, como criação de conteúdo escrito, criação de conteúdo visual, produção de vídeo, ferramentas e softwares de marketing de conteúdo, updates e manutenção de blogs e websites, e-mail marketing, mídias sociais (planejamento e implantação), distribuição e promoção de conteúdo (incluindo mídias pagas), monitoramento de serviços, webinars e outros eventos e custos com profissionais capacitados.

A distribuição dos recursos pode variar de acordo com a empresa. Algumas podem preferir contar com o auxílio de uma agência de marketing, por exemplo.

Saiba como outras empresas estão investindo

Dificilmente uma empresa conta com um departamento interno isolado de marketing de conteúdo, por isso, pode ser difícil separar os custos de cada uma das categorias. Um software de marketing, por exemplo, pode servir a uma série de propostos de marketing que nem sempre se relacionam com conteúdo.

Definir o budget do marketing de conteúdo pode ser uma tarefa difícil, mas é possível. Uma boa maneira de começar é entender como outras empresas estão investindo nessa área e quanto estão gastando.

De acordo com o Content Marketing Institute, cerca de 28% do budget de marketing B2B é dedicado ao marketing de conteúdo. Nas empresas B2C, o número sobe para 32%. As empresas B2B com as estratégias mais efetivas gastam até 42% do budget de marketing com o marketing de conteúdo.

Já sabe por onde começar seu planejamento?

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