A primeira regra para profissionais que trabalham com marketing de conteúdo é: não importa quão bom você seja, você precisa sempre estudar para aperfeiçoar seu ofício.
Um dos campos de maior estudo para o marketing digital diz respeito às técnicas de SEO. O poderoso algoritmo do Google é o responsável por ditar a maneira como os conteúdos vão ser publicados no digital.
Os algoritmos fazem um trabalho excepcional para ranquear conteúdo de acordo com a qualidade, originalidade, palavras-chave e relevância. Ainda assim, muitos dos critérios evoluem com o tempo, na medida em que o Google vai refinando sua fórmula matemática para fornecer os melhores resultados possível em cada busca realizada no seu site.
Existem, porém, algumas tendências que já estão sendo aplicadas por especialistas de conteúdo online e que podem contribuir para otimizar de maneira efetiva sua estratégia de marketing de conteúdo. Veja duas orientações interessantes que estão em vigor:
- Taxa de Click-through relativa
Plataformas de busca inteligentes vão dizer se o seu conteúdo está recebendo mais cliques do que os resultados que estão no topo do ranking. Nesse caso, provavelmente seu conteúdo receberá a recompensa de subir no ranking.
Se cada clique que sua página receber contar como voto de relevância, será fundamental você otimizar seu conteúdo de modo a atender a todos os critérios que são importantes para um usuário ao decidir por clicar ou não na sua página – e não apenas palavras-chave ou meta-description.
Será que o resultado atende aos requisitos de busca?
- O título é compatível como que o usuário está procurando?
- A url parece ser atraente e consistente com o interesse do usuário?
- O domínio do seu website é familiar para o usuário?
- O conteúdo possui material recente para satisfazer a necessidade do usuário?
- A descrição consegue despertar o interesse do usuário?
- Tempo de permanência na página
O engajamento deve sempre ser levado em consideração ao criarmos conteúdo. É importante estar à frente dos concorrentes para não garantir que o tempo de permanência no seu site seja maior do que as demais empresas. O valor desse tempo será medido e contará pontos a favor dos resultados de busca.
Quais fatores influenciam o poder de engajamento do seu conteúdo? Veja algumas sugestões para prolongar o tempo de permanência após o primeiro clique:
Garanta que sua página será carregada rapidamente: ter que esperar um vídeo carregar ou uma imagem aparecer pode ser o fator que levará o usuário a outra página.
Providencie uma experiência de qualidade ao usuário, que funcione em todas as plataformas e dispositivos: mobile, desktop, tablete – não importa mais qual a preferências dos usuários, a experiência dentro do site deve ser adaptada de acordo com o acesso.
Faça com que seu site ofereça outras opções de conteúdo para que o usuário continue na página: assim que o usuário dá o primeiro clique, mantenha o interesse dele fornecendo conteúdo similares e relevantes para ele permanecer na página.
Minimize as distrações: janelas pop-up, vídeos que abrem automaticamente, ou solicitações de cadastro que surgem do nada não são recomendados, já que irritam muitos usuários. Tome cuidado ao utilizar esses recursos.