Conteúdo mal escrito indexa mal. Sim, não importa se há um grande mistério em torno dos fatores de ranqueamento do Google. Mesmo que conheça algum deles, esse segredo o Google guarda a sete chaves. Mas se há algo que sabemos com certeza é que textos ruins vão performar mal – e isso não é especulação do mercado: foi dito por um representante do próprio Google.

De tempos em tempos, executivos do Google revelam algumas pistas sobre como é possível indexar mais e melhor. Um deles é John Mueller, bastante ativo nas redes sociais, inclusive.

Questionado sobre o impacto do HTML ruim e de texto mal-escrito no conteúdo do site, Mueller respondeu primeiro que a interferência do HTML é levada em conta quando o código está tão quebrado que o Google não consegue entender o site. Veja o que ele diz:

Na maior parte do tempo, não nos importamos com o HTML se ele está quebrado ou não. A maior parte da web não tem HTML válido e temos que conviver com isso.As principais exceções que conheço em relação ao HTML corrompido são se ele está realmente corrompido de uma maneira muito ruim, no sentido de que não podemos reconhecer que uma página é compatível com dispositivos móveis. Esse é o único caso e geralmente esses tipos de páginas quebradas estão muito quebradas no navegador também.

No entanto, se você olhar para a página e ela parecer normalmente no navegador, mesmo que haja um HTML corrompido, provavelmente está tudo bem.”

O problema do conteúdo mal escrito

Quando o assunto é qualidade gramatical do texto, o executivo do Google pontuou que o nível de qualidade do texto e da gramática afetam a indexação – ou seja, conteúdo mal escrito pode atrapalhar e muito a sua estratégia SEO. Sobre esse tema, Mueller diz o seguinte:

“No que diz respeito aos erros de ortografia, erros gramaticais, temos que ser capazes de reconhecer do que trata uma página. E se não é possível entender isso pela quantidade de erros no texto, então fica mais difícil.

O outro aspecto também é que tentamos encontrar conteúdo realmente de alta qualidade na web e às vezes pode parecer que uma página é um conteúdo de qualidade inferior porque tem muitos erros gramaticais e técnicos no texto.

Então, isso é algo que, do meu ponto de vista, se você estiver ciente desses tipos de problemas, eu simplesmente consertaria isso.

Eu quase diria que ortografia e gramática são provavelmente para a maioria dos sites uma prioridade mais alta do que HTML quebrado.”

Impacto do HTML corrompido e gramática ruim

O HTML tem que ser muito ruim antes de afetar as classificações, porque torna difícil para o Google entender a página da web porque não consegue identificar os elementos da página, como títulos e cabeçalhos, nem mesmo identificar onde está o conteúdo. 

Agora, quando se trata de conteúdo mal escrito, a história é diferente. Ortografia e gramática inadequadas podem afetar as classificações porque afetam os usuários e, portanto, são um problema de qualidade.

O problema vai existir também com as traduções automáticas, que resultam em gramática inadequada e que vão afetar a classificação do site em outros idiomas.

Portanto, conteúdo, temática aprimorada e construção profissional do texto fazem a diferença quando o assunto é indexação orgânica.

Elementar, meu caro Watson

Um dos fatores que o Google e outros mecanismos de pesquisa usam para classificar sites é a quantidade de tempo que os visitantes passam em um site e as páginas que visitam.  

Se o tempo de um visitante for curto, os mecanismos de pesquisa presumem que o visitante não encontrou o que estava procurando, fazendo com que a sua classificação para o termo de pesquisa que ele inseriu caia nos resultados de pesquisa –ou os mecanismos de pesquisa podem descartar seu site como não confiável ou de baixa qualidade. De qualquer forma, uma diminuição na classificação resultará em menos tráfego para seu site.

Estudos também mostraram que a taxa de rejeição em páginas de destino com ortografia e gramática incorretas era 85% maior do que aquelas que foram escritas corretamente e sem erros ortográficos e gramaticais.

Altas taxas de rejeição prejudicam seu SEO e classificação porque indicam ao Google que seu site não é confiável ou não corresponde à consulta de pesquisa. O baixo tempo de permanência e as altas taxas de rejeição são ruins para a posição do seu site nos resultados de pesquisa orgânica.

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