O marketing digital para os negócios vem se tornando a peça-chave para as empresas aumentarem suas vendas. Os canais digitais são essenciais para a geração de leads e a visão das estratégias digitais mudou radicalmente após 2020.

Mas, por onde você deve começar se quiser desenvolver uma estratégia de marketing digital? Este ainda é um desafio comum, pois muitas empresas sabem como os canais digitais são vitais hoje para adquirir e reter clientes. Ainda assim, muitas organizações não têm um plano integrado para apoiar a transformação digital e o crescimento da empresa, e envolver seu público de forma eficaz online.

O que é marketing digital B2B?

O marketing digital B2B se refere a qualquer a qualquer estratégia de marketing ou conteúdo que é voltado para uma empresa ou organização. Qualquer empresa que vende serviços ou produtos para outra empresa, vai usar estratégias de marketing B2B para fazer isso. Essas estratégias geralmente englobam o site da empresa, canais de mídias sociais, SEO, conteúdo, mídia paga, email e automações.

Por que você precisa de uma estratégia de marketing digital?

Uma boa estratégia de marketing digital ajuda você a entender como suportar o crescimento da empresa por meio de estratégias de aquisição de leads e novos negócios. Portanto, se você ainda não tem uma estratégia, ou talvez queira revisar quais questões de negócios são importantes para incluir em uma revisão estratégica, separamos alguns motivos pelos quais você deve considerar um plano digital para a sua empresa em 2022:

1. Falta de direcionamento

Com a digitalização cada vez maior da jornada de compra do prospect B2B, empresas sem uma clara estratégia digital estão perdendo terreno quando se trata da geração de novos negócios, ou da construção de relacionamento com os clientes atuais. Sem direcionamento, você provavelmente não coloca recursos suficientes para atingir as metas e não avalia por meio de análises se está atingindo essas metas.

Além disso, a falta de direcionamento também pode deixar você “às escuras” quando se trata de conhecer o seu cliente. A dinâmica dos canais digitais têm mudado muito o ciclo de vida do prospect B2B – da mesma forma, as empresas hoje contam cada vez mais com ferramentas e dados para apoiar sua pesquisa e planejamento.

2. Sem a presença digital, a concorrência acaba ganhando terreno

Uma proposição de valor digital claramente definida e adaptada às diferentes personas ajudará você a diferenciar sua empresa nos meios digitais, incentivando os clientes novos e existentes a se engajarem com a sua empresa. Além disso, também é preciso considerar o que seus concorrentes estão fazendo, você terá um plano do que está funcionando e do que não está. Possivelmente, seja qual for o tipo de negócio em que você atua, seus concorrentes estabeleceram uma presença na web.

3. Você não conhece seus clientes online bem o suficiente

O marketing digital permite que você se envolva com seus clientes em potencial. Você pode gradualmente começar a entendê-los e o que eles esperam encontrar. Nas redes sociais ou em um blog, você pode iniciar uma conversa. Faça uma pesquisa ou tente entendê-los. Preste atenção aos seus comentários ou respostas às pesquisas.

Ao interagir com as pessoas digitalmente, você poderá começar a saber o que elas procuram. Onde está sua dor? O que os mantém acordados à noite? Que soluções você pode fornecer a eles? Em vez de tentar adivinhar, o marketing digital oferece ferramentas e maneiras de descobrir o que seus clientes realmente são.

Desta forma, você começa a se relacionar com seus clientes. Você se torna muito mais do que um negócio. Você se torna um parceiro confiável. É mais provável que as pessoas comprem de empresas das quais já compraram.

4. Sem o digital, é impossível ter métricas precisas

Um dos aspectos principais, quando se trata da importância do marketing digital, é que se pode medir seu CRO (Otimização da Taxa de Conversão) em tempo real. Os dados podem ajudar a entender a porcentagem geral de pesquisas que são convertidas em leads com a compra de produtos. PPC, marketing de mídia social, serviços de SEO e marketing de afiliados são alguns dos canais ativos para se comunicar e obter altas conversões.

O ROI em marketing digital define o valor de suas campanhas de marketing. Por exemplo, quando comparado com outras mídias como e-mail marketing, marketing de conteúdo, PPC, campanhas de mídia social; O SEO é conhecido por gerar um ROI mais alto. A partir de métricas básicas, como sessões e taxa de rejeição, o tráfego orgânico gerado pelo SEO mostra um crescimento de receita 40% maior do que qualquer outra estratégia de marketing.

5. Ações desconectadas não permitem seu rastreamento

Um dos problemas mais comuns que o mercado enfrenta é encontrar maneiras de rastrear e medir a taxa de sucesso de vários meios de marketing digital. Mas existem ferramentas como o Google Search Console, Google Analytics, gerenciador de anúncios, etc. que puxam dados e ajudam a avaliar o desempenho de campanhas de mecanismos de pesquisa entre diferentes públicos.

Além disso, existem várias ferramentas que ajudam a definir métricas mensuráveis ​​para auxiliar no rastreamento do desempenho e na execução das etapas necessárias. Exemplos de tais ferramentas são Screaming Frog, Ahrefs, SEMrush. Essas ferramentas também ajudam na análise da atividade do concorrente e fornecem dados que ajudam as empresas a tomar decisões mais informadas.

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