Medir os resultados do marketing de conteúdo possibilita aos profissionais de Marketing B2B otimizarem suas campanhas para obter mais engajamento dos seus públicos. Além disso, é possível também atribuir um ROI objetivo a essas campanhas, de maneira mais eficaz. Mas quais são as estratégias, táticas e tendências por trás da medição do desempenho do marketing de conteúdo para profissionais de marketing B2B?

Uma pesquisa realizada recentemente na Europa e Estados Unidos com 193 profissionais de Marketing no primeiro semestre de 2021 tenta elucidar essas questões. Ao menos 66% dos respondentes consideraram difícil medir o desempenho de uma estratégia de marketing de conteúdo – outros 34% declararam que o processo de mensuração é fácil. Embora o número de pessoas que declarou o processo de mensuração seja alto, apenas 13% desse total de pessoas disse não ter sucesso em obter dados significantes sobre possíveis resultados de conteúdo.

Entre os principais elementos de importância para a mensuração efetiva, estão uma equipe especializada e a definição de objetivos claros que permeiem todas as áreas envolvidas no processo.

Ferramentas usadas

Um em cada cinco (21%) dos profissionais de Marketing B2B relatam usar seis ou mais ferramentas para medir o desempenho do marketing de conteúdo. Outros 37% dos entrevistados afirmam usar entre três e cinco ferramentas. Cerca de metade dos profissionais de marketing B2B concorda que a taxa de conversão (50%) e o tráfego do site (46%) estão entre as métricas mais importantes a serem consideradas ao medir o desempenho geral de uma estratégia de marketing de conteúdo. O envolvimento em canais de mídia social também está no topo da lista de métricas importantes para 39% dos entrevistados.

Ferramentas de anaytics são utilizadas por 53% dos entrevistados, enquanto sistemas de CRM são adotados por 38% das empresas. Plataformas de automação de marketing são usadas por 34% das empresas, e 24% utiliza dashboards e ferramentas de visualização de dados. Em último lugar estão as ferramentas ABM, sendo utilizadas apenas por 7% dos entrevistados.

Métricas mais importantes

Cerca de metade dos profissionais de marketing B2B concorda que a conversão taxa (50%) e tráfego do site (46%) estão entre as métricas mais importantes a serem consideradas quando medir o desempenho geral de um conteúdo estratégia de marketing. Engajamento nas redes sociais canais também está no topo da lista de métricas importantes para 39% dos pesquisados. Em último, nesta lista, está o desempenho de campanhas pagas (23%) e métricas relativas a busca orgânica (26%).

Como você pode medir os resultados?

Para estabelecer quais resultados medir na sua empresa, é possível partir de alguns pontos gerais. Veja quais são:

  • Quais são seus principais objetivos? Gerar leads? Fazer demos? Downloads?
  • Quais serão os KPIs usados? Quais as métricas? Impressões? Bounce rate? Esses são alguns exemplos que podem ser usados para entender a qualidade do conteúdo
  • Qual é o valor de contrato fechado dos leads que vêm do conteúdo orgânico? Essa é uma pergunta importante e que determina o quanto o seu conteúdo pode gerar em termos de valor de negócio
  • Qual é o valor do seu conteúdo orgânico? Ferramentas como o SEMRush podem dar essa mensuração — que ajuda, e muito, a entender o quanto o esforço que está sendo realizado é válido.

Outro ponto importante é saber se você tem as ferramentas certas para obter e analisar os dados. Muitas vezes, apenas ferramentas como Hubspot podem dar informações acuradas sobre origem dos leads, e a influência desse conteúdo na jornada do seu prospect.

A partir dos dados, é possível criar relatórios mais adequados para sua empresa, e obter as informações-chave para o seu negócio, e para o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo. Bora começar? Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar a sua empresa nessa jornada.

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