Estabelecer uma estratégia de marketing digital para empresas de TI ainda é um desafio para os negócios do setor. Apesar de serem líderes em inovação, empresas de TI no B2B ainda não conseguiram definir ações de marketing digital que de fato funcionam para seu negócio.

Por isso, muitas acabam recorrendo às mesmas táticas do B2C e espantando dezenas de clientes potenciais com, por exemplo, newsletters que parecem vender soluções de negócio complexas como se fossem “sapatos”, ou o “abuso de criatividade” em redes sociais como Snapchat, Instagram e Pinterest.

Confira a seguir algumas boas práticas que podem colocar o marketing digital para empresas de TI no caminho certo para a geração de leads e o fortalecimento da marca junto a prospects, clientes e parceiros:

Crie conteúdo para a dor dos seus clientes

Uma estratégia de marketing de conteúdo é importante no B2B, especialmente para as empresas de TI, que contam com soluções de negócio complexas e específicas. Mas não adianta sair criando conteúdo sem nenhum critério. É preciso tocar nas dores das suas personas de compra.

Uma newsletter com “compre agora” ou “clique aqui para comprar” pode até render alguns contatos à sua empresa, mas é o conteúdo em sua forma mais rica que permite aos clientes conhecer as soluções que você sugere e entender por que sua empresa é a melhor opção para solucionar seu problema.

Se sua empresa oferece, por exemplo, uma solução de segurança com foco em e-commerce, crie materiais ricos (whitepapers, e-books, infográficos, webinars etc) sobre atividades fraudulentas em plataformas de e-commerce e ofereça uma solução.

No B2B, os compradores são muito mais inclinados a acreditar nos fornecedores que conhecem os desafios específicos de seu mercado do que naqueles que apenas tentam vender seu produto a qualquer custo.

Simplificação é a chave

Muitas vezes, as empresas de TI se esquecem de que as pessoas que estão tentando alcançar (geralmente executivos) podem não estar familiarizadas com o vocabulário técnico dos analistas.

Líderes de negócio geralmente sabem que precisam de uma solução para ajudá-los a obter mais segurança, por exemplo, mas não estão familiarizados com expressões como “contêineres de dados”. Eles vão entender melhor, no entanto, se você abordar seu problema em termos de negócio e explicar como sua solução pode resolvê-lo, seja reduzindo custos de operação ou dando mais agilidade a processos críticos, por exemplo.

Uma estratégia de marketing digital para empresas de TI eficiente não envolve “complicar o conteúdo” para atingir prospects, pois eles vão acabar apenas levando mais tempo para entender o que você quis dizer.

O auxílio de uma equipe de marketing digital especializada em B2B pode fazer a diferença no desenvolvimento de uma estratégia eficiente, pois conta com profissionais capazes de passar a mensagem da empresa de uma maneira fácil de entender e que gere engajamento.

Invista nos canais certos

Muitos negócios foram contaminados pela ideia de que é preciso ser “onipresente”. Estar nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+ é essencial para garantir uma presença digital consistente, mas estar em redes sociais menores e mais específicas, como Instagram, Pinterest, Tumblr, Flickr, Vine e Snapchat é questionável.

Antes de decidir atuar em todas essas plataformas, é preciso avaliar se elas trarão algum retorno para o seu negócio, ou seja, se suas personas buscam informações lá. Não basta que seus potenciais clientes estejam presentes nessas redes sociais, é preciso que elas usem esses canais para buscar informações de TI.

Sim, é provável que muitos tomadores de decisão tenham Instagram e Pinterest e até possam se tornar seguidores da sua empresa. Mas será que eles usam esses canais para se informar sobre fornecedores de soluções de TI?

Uma estratégia de marketing digital para empresas de TI deve incluir um planejamento para as mídias sociais em que os usuários de fato buscam soluções de negócios. O LinkedIn, de longe, é o canal que deve receber maior atenção das empresas de TI, pois seus usuários o usam como ferramenta para buscar soluções de negócio.

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