O marketing digital não deve ser restrito apenas às grandes empresas, afinal, pequenas empresas também precisam e querem vender. No entanto, é comum encontrarmos pequenas empresas que ainda fogem das estratégias de marketing por considerarem apenas seu custo.

O marketing digital para pequenas empresas deve levar em consideração ambientes em que nem sempre há um budget dedicado ao marketing. E, felizmente, não é só da compra de ads que vive o marketing digital.

Conheça algumas ações de baixo custo que geram tráfego orgânico e ajudam a maximizar a exposição do seu negócio:

Invista em bom conteúdo

O Google vive mudando suas regras, mas uma regra que dificilmente vai mudar é a valorização de conteúdos únicos e que interessem a pessoas reais. Uma estratégia de criação de conteúdo simples pode ajudar nesse processo:

  1. Busca de palavras-chave: o Google depende das palavras-chave para categorizar os conteúdos e, para obter uma boa colocação, é preciso buscar as mais relevantes para o negócio, entendendo quais são as que farão seu conteúdo ser encontrado. O melhor é buscar as que ofereçam visibilidade sem tanta competitividade.
  2. Prefira os assuntos que “rendem”: o Google valoriza conteúdos longos e detalhados. Não adianta “encher linguiça” para criar mais palavras, por isso, dê preferência aos assuntos que rendam mais.
  3. Crie links: Gerar tráfego orgânico é importante, mas se você não está gerando leads, seu esforço é em vão. Uma boa estratégia é colocar no final dos posts uma chamada para conteúdos maiores que requeiram cadastro, como eBooks, whitepapers e infográficos.
  4. Dê a devida atenção à meta-description: A meta-description é a primeira amostra que o usuário terá do seu conteúdo ao fazer uma busca no Google, por isso, deve ser chamativa e encorajar o usuário para que clique no seu site. O WordPress oferece uma série de plugins que permitem editar essa parte.

Um bom conteúdo já é meio caminho andado para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Ajudar seu cliente antes que ele peça ajuda é uma tática que sempre traz bons retornos.

Invista no seu networking

Networking é uma das mais efetivas estratégias de marketing digital para pequenas empresas, além de ser gratuito. O LinkedIn é uma plataforma totalmente dedicada a esse propósito, por isso, é importante tirar proveito dessa rede social, criando conexões com clientes, negócios similares e qualquer outra pessoa que você cumprimente. Ao construir um perfil pessoal relevante no LinkedIn, você promove também a página da sua empresa.

O networking pode ser feito não apenas no digital, mas em qualquer lugar. Faça parte de associações relacionadas ao seu negócio e comece a usar qualquer oportunidade para entrar em contato com novas pessoas.

Peça avaliações

Todo mundo presta atenção às críticas recebidas por uma empresa por clientes anteriores. O que seus clientes têm a dizer sobre você é uma indicação clara do tipo de experiência que seus prospects podem ter com seus serviços.

Peça a seus clientes que escrevam sobre suas experiências no Facebook ou outras redes sociais. Se algum deles se dispuser a escrever uma avaliação, é provável que também vá recomendar seu serviço a outros contatos para futuras necessidades.

Ainda resta alguma dúvida de que existe marketing digital para pequenas empresas com ações de baixo custo? Entre em contato conosco e saiba como podemos resolver seu problema.

Entre em contato

Tel: + 11 2246.3613
Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1748 - Cj 1710 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04571-000
SEG-SEX 09:00 - 18:00