m muitas situações, a publicidade social pode gerar ganhos enormes em conversões e vendas com um custo de aquisição menor. As mídias sociais permitem que você compartilhe conteúdo com outros usuários sem precisar usar recursos de terceiros ou a imprensa.
No entanto, você precisa seguir as regras corretas de publicidade para que seu conteúdo seja entregue ao público-alvo certo que esteja interessado em seu produto, serviço ou informações.
Confira abaixo as seis principais redes sociais para usar em seu anúncio digital para as melhores conversões:
Com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, o Facebook ainda tem muitos usuários brasileiros, embora seu acesso no Brasil esteja caindo ultimamente.
A publicidade no Facebook permite que você defina seu gasto diário desejado para que você não gaste acima do seu orçamento. Você também pode configurar seu público-alvo com base em sexo, localização, idade e interesses. Além disso, o Facebook permite que você escolha entre anúncios no desktop do Facebook e anúncios para celular.
Esse tipo de segmentação permite que você filtre seu público para garantir que você veicule somente anúncios para clientes em potencial que provavelmente estão interessados em sua oferta. Os anúncios do Facebook são cobrados na forma de CPC e CPM, mas as cobranças exatas de cada anúncio são baseadas no nicho, no desempenho e na segmentação (local, idioma etc.). É melhor testar e ajustar seu público-alvo para ver o que funciona melhor para você.
Outra rede social muito popular é o Instagram. Esse serviço é comum entre os jovens, embora também exista um número considerável de adultos usando a rede. A rede de compartilhamento de fotos e vídeos torna a melhor opção quando seus anúncios são especialmente apresentáveis por meio de gráficos.
A publicidade no Instagram requer que você envie vídeos curtos e (ou) fotos com sua mensagem. Escolha as imagens certas que apresentam bem a sua marca e os produtos. Você também pode usar um influenciador do Instagram que fará com que sua mensagem seja viral. Essa forma de publicidade é melhor porque as pessoas confiam mais em influenciadores e estão prontas para comprar das marcas que promovem.
YouTube
O maior site de compartilhamento de vídeos é outra ótima opção para o marketing de conteúdo audiovisual. O YouTube começou a funcionar em 2005, mas o recurso de anúncio foi ativado pela primeira vez em agosto de 2007. Como um mecanismo de pesquisa de vídeos, o YouTube é o terceiro site mais visitado, de acordo com a Brandwatch .
Por ser um serviço do Google, o YouTube tem mais informações sobre as pessoas que usam o website, e permite segmentar seus anúncios para grupos específicos de pessoas. O Google oferece uma explicação detalhada sobre como segmentar seus anúncios no YouTube.
Você pode alcançar um grande público com seus anúncios em vídeo e escolher em quais canais não deseja exibir seus anúncios. Esse recurso protege a reputação da sua marca.
Outra rede social com conteúdo visual como o Instagram é o Pinterest. No entanto, a segmentação no Pinterest é um pouco diferente do Instagram. Com mais de 250 milhões de usuários ativos por mês, dos quais 81% são mulheres, é possível alcançar um bom público para produtos criados para mulheres.
A plataforma é ideal para produtos de design criativo. As pessoas estão sempre ativas e o engajamento na plataforma é alto. Outra grande característica é que os anúncios (pins promovidos) se misturam facilmente com o conteúdo criado pelo usuário para evitar distrações. Dessa forma, os usuários do Pinterest podem interagir com o seu conteúdo diretamente da plataforma e até mesmo ir para a página sem sair do Pinterest.
A plataforma do LinkedIn é popular entre profissionais e empresas que procuram recrutar novos talentos. Outros grupos de pessoas também usam a plataforma para busca diária de emprego e para conversar com seus clientes potenciais. A plataforma B2B é dominada pelos tomadores de decisão de idades entre 30 e 64 anos (que fazem 61%).
Se você tem uma empresa voltada para outras empresas, o LinkedIn é o lugar certo. Segundo a Hootsuite, 50% do tráfego B2B na Web proveniente de mídias sociais é do LinkedIn. A publicidade no LinkedIn pode estar na forma de anúncios de texto, conteúdo patrocinado ou InMail patrocinado.