Não é de hoje que o Google tem mudado a apresentação dos resultados na página de pesquisa. Muitas vezes o que usuário quer encontrar aparece nas “caixas de resposta” que são exibidas geralmente no topo da página de pesquisa, em carrosseis de resultados ou nos próprios anúncios. O tráfego de pesquisa acaba concentrado dentro do próprio Google.
Não é para brincadeira
O fim dessa história é que os CTRs da busca orgânica despencaram nos últimos dois anos. No desktop, a queda foi de 6%, enquanto que no mobile a diminuição do tráfego orgânico de 15,3%.
Estratégia de Venda
Outro resultado da diminuição do tráfego orgânico é o aumento do tráfego pago. No desktop, o tráfego pago na Europa e Estados Unidos foi de 4,5% (2016) para 6% (2018). No mobile, esses números foram respectivamente 4% e 8,9%.
E agora, José?
Conteúdo cada vez mais específico e voltado para meio e fundo de funil pode ajudar no desafio de segurar o tráfego orgânico – lembrando que, cada vez mais, os algoritmos buscam conteúdos de qualidade e nem sempre o volume vai gerar o mesmo resultado. Não adianta deixar o orgânico de lado – construir tráfego orgânico leva tempo e, se bem feito, se traduz em resultados permanentes que salvam muitos dinheiros da busca paga.
Outra estratégia que o B2B não pode deixar de lado são os anúncios. Uma campanha bem construída pode trazer resultados muito expressivos, dependendo do segmento de atuação.
O novo Google Ads
A mudança de Google Adwords para Google Ads traz novas funcionalidades, incluindo opções de automação como as Campanhas Inteligentes — na qual a AI do Google controla praticamente toda a campanha deixa o usuário iniciante mais confortável para novas campanhas. Entretanto, no B2B a toada é bem diferente.
Dificilmente será possível fazer uma campanha Inteligente para B2B devido à complexidade do comportamento do prospect e da busca. A alteração do Google Ads para profissionais tornou o sistema mais complexo, e ter resultados sem um especialista vai ser mais complicado. Por isso, se a ideia era seguir com a campanha de Ads num “puxadinho” dentro da empresa, é melhor analisar bem os prós e os contras dessa opção.