maioria das empesas levou muito tempo e muito trabalho para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida. E, só o pensamento de fazer tudo novamente deve causar arrepios em alguns gestores de marketing – mas, infelizmente, às vezes isso é preciso para que uma estratégia seja bem-sucedida. Conheça os sinais críticos de que é hora de renovar sua estratégia de marketing de conteúdo:

Os números não sobem ou estão em declínio.

O objetivo do marketing de conteúdo é criar confiança nos clientes atuais e em potencial, trazer perspectivas mais qualificadas para o seu site e aumentar as vendas. Você saberá que uma mudança é necessária quando você olha para os números e eles mostram que um ou mais dos seguintes está acontecendo:

  • Seu conteúdo não está atraindo mais compartilhamentos nas mídias sociais ou em outros sites;
  • As visualizações de página são as mesmas ou diminuem;
  • As pessoas estão gastando menos tempo no seu site;
  • Os usuários não são clientes em potencial qualificados;

Para resolver esse problema, você precisa analisar seus dados com mais controle.

Especificamente, observe seu conteúdo de melhor desempenho e seu conteúdo mais ou menos eficaz. Descubra o que o melhor conteúdo tem em comum. Faça o mesmo para o outro conteúdo.

Em seguida, crie um novo conteúdo com as características que seu conteúdo de melhor desempenho possui. Analise o novo conteúdo para ver se ele funciona bem também.

Se possível, renove o conteúdo com desempenho insatisfatório para se assemelhar melhor ao conteúdo de bom desempenho. Em seguida, atualize sua estratégia de conteúdo para incluir diretrizes para ajudar seus criadores de conteúdo a produzir resultados de melhor desempenho.

Seus resultados de pesquisa estão caindo.

Se você estava no topo da classificação nos resultados de pesquisa de seus produtos e serviços e desistiu dos primeiros resultados, é hora de fazer uma verificação completa de SEO.

Mais uma vez, analise os dados e faça algumas pesquisas sobre as diretrizes atualizadas do Google e de outros mecanismos de pesquisa. Veja se está faltando algumas palavras-chave que os clientes em potencial podem usar para pesquisar seus produtos ou serviços.

Se você precisar atualizar suas palavras-chave alvo, faça isso. Atualize seu conteúdo atual para refletir essa nova estratégia e crie um novo conteúdo em torno dessas palavras-chave e das ideias que elas representam.

Quanto à sua estratégia de conteúdo geral, você precisa analisá-lo com mais frequência. Acompanhe as atualizações do algoritmo do mecanismo de pesquisa e atualize seu conteúdo para atender às novas diretrizes dos mecanismos de pesquisa. Fique de olho no desempenho do seu conteúdo.

Veja também outras razões pelas quais seu conteúdo não está chegando ao topo dos resultados de pesquisa. Pode ser que você precise atualizar sua capacidade de resposta para dispositivos móveis ou pode ser um problema de velocidade ou estrutural do site. Nesse caso, você precisará trazer sua equipe de TI para ajustar seu site de acordo com a necessidade.

Seu conteúdo é muito promocional.

Nos dias de hoje, os criadores de conteúdo costumavam rechear um site com palavras-chave e conteúdo autopromocional evidente. Se o seu conteúdo não está ajudando seus clientes a vencer seus desafios mais complexos, reestruture-o para que ele funcione.

Os clientes de hoje exigem informações úteis de uma empresa antes mesmo de considerarem uma compra. Na verdade, 74% deles compram da primeira empresa que fornece o valor e a percepção de que precisam.

Quando você publica conteúdo útil, você cria confiança – um ingrediente crucial na decisão do consumidor de comprar. Em vez de gabar-se de seus conhecimentos, use esse conhecimento para resolver problemas – e observe os clientes entrarem.

Seu site atrai visitantes qualificados, mas não converte em leads com interesse em negócios

Se seus produtos e serviços não estiverem sendo vendidos, você precisará verificar se o conteúdo não é legível, não é compreensível o suficiente ou se é difícil encontrar o que eles precisam. Afinal, você está no negócio para ganhar dinheiro, não para encher o bolso do seu serviço de hospedagem.

Normalmente, a adequação do conteúdo é uma solução fácil. Se o seu campo é altamente técnico, mas seus clientes não são especializados em tecnologia, usar termos altamente técnicos pode afastar os usuários e os leads potenciais.

Quando eles não conseguem entender o que você está vendendo, você não cria o tipo de conteúdo de confiança necessário para acionar uma compra. Renove seu conteúdo atual para comunicar os benefícios de seus produtos e serviços a novatos em tópicos.

Além das atualizações de conteúdo, você pode solicitar a ajuda de sua equipe de desenvolvimento para criar uma experiência mais fácil no que diz respeito à navegabilidade. Se os clientes não conseguirem encontrar o conteúdo de que precisam, eles irão para outro lugar.

Você não consegue expandir a sua presença social.

Se você não está alcançando pessoas suficientes nas mídias sociais, é necessário examinar algumas razões comuns pelas quais seu conteúdo de mídia social não é tão atraente para os clientes em potencial quanto deveria ser. Uma razão pode ser que você precisa procurar por mais audiências de nicho que sejam adequadas para o seu negócio.

Faça um brainstorming com a sua equipe sobre alguns públicos negligenciados que você pode estar perdendo. Crie conteúdo que os atraia e promova essas postagens através de anúncios no Facebook que segmentam essa demografia.

Experimente novas maneiras de apresentar informações. Escolha os formatos e o conteúdo que atraem seus prospects. Vídeos, infográficos e imagens precisam ser uma grande parte do seu conteúdo. Estatisticamente, eles recebem taxas de engajamento mais altas, e podem transmitir informações de forma mais rápida do que qualquer material legível.

Na verdade, você pode criar vídeos complementares para acompanhar o material escrito para ajudar a reforçar sua mensagem, especialmente em tópicos que são difíceis para o público-alvo digerir.

Quando seu conteúdo não está funcionando como deveria, procure por esses sinais indicadores. Se você vir um ou mais deles, examine as razões por trás dos sintomas – e cure a causa subjacente.

Por fim, revise esses indicadores com frequência. Os algoritmos do mecanismo de pesquisa mudam com frequência, assim como as preferências de consumo de conteúdo do cliente. Mantenha-se informado sobre as tendências atuais de publicação de conteúdo, para que você possa publicar o conteúdo mais eficaz para cada um dos seus grupos de prospects.

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