Se sua estratégia de marketing de conteúdo não tem sido bem-sucedida na geração de leads, é provável que, em algum ponto, ela tenha se desconectado do seu negócio. É o marketing de conteúdo que faz o lead se mover pelo seu site até chegar a um objetivo específico ou, caso falhe, a uma rua sem saída.

Um estudo do Content Marketing Institute, divulgado em agosto deste ano, mostra que empresas que inseriram o marketing de conteúdo em sua estratégia de marketing digital, tiveram taxas de conversão até seis vezes mais altas que a de seus concorrentes. Para o marketing B2B, o conteúdo de qualidade é uma rota para o sucesso, no entanto, é preciso estar atento à criação de uma estratégia que cumpra com seu objetivo de gerar leads.

Continue acompanhando nosso post e descubra como criar uma estratégia de marketing de conteúdo efetiva:

Defina as personas do seu negócio

Quem é a sua audiência? Não basta apenas ter uma ideia de quem são as pessoas para quem sua empresa vende, é preciso ter isso formalizado. Para ter uma ideia concreta de quem são as personas do seu negócio, tente responder a essas perguntas:

  • Qual é a faixa de idade e o gênero das pessoas com quem seu comercial precisa lidar e qual é seu cargo mais comum?
  • Qual é o fator crítico para a compra?
  • Quais são as dores desses profissionais?
  • Onde sua audiência busca informações para se manter informada e melhorar sua performance?
  • Qual é o tipo de conteúdo mais lido e compartilhado nesses canais?
  • Quais são suas necessidades em cada estágio do funil de vendas?

Com essas respostas, é possível definir de maneira concreta a quem seu conteúdo se destina e será muito mais fácil criá-lo para atender às expectativas de todas as personas de interesse em diferentes estágios do funil.

Fique atento ao posicionamento da marca

A marca precisa ter autoridade, credibilidade e personalidade para atrair leads. Mesmo que estejam representando empresas, no mercado B2B ainda estamos falando de pessoas fazendo negócios, e pessoas não se conectam a empresas, mas a outras pessoas.

O marketing de conteúdo deve demonstrar a autoridade da marca por meio de conteúdos educacionais e não autopromocionais. Isso não se constrói com apenas um ou dois posts de blog. É preciso investir em uma estratégia focada em tópicos e dores específicas das personas.

Por isso, o marketing de conteúdo precisa manter um laço forte com a equipe comercial. O que seus vendedores têm ouvido nas reuniões? Quais são as dúvidas mais comuns? Quais são os serviços mais procurados? Esses insights podem ser usados para gerar uma estratégia mais assertiva para atingir sua audiência.

Demonstre valor com sua estratégia de marketing de conteúdo

Informações factuais para provar o valor de seu produto ou serviço são sempre bem-vindas. Quantas pessoas já usaram seus produtos ou serviços? Gere cases para mostrar como sua empresa ajudou seus clientes a solucionar seus principais desafios.

O marketing de conteúdo é uma importante parte da sua estratégia de marketing e não deve servir apenas para interessar leitores, mas também para motivá-los para que se tornem leads.

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