As mudanças do mercado tornaram inevitável integrar a assessoria de imprensa ao marketing digital, trazendo mais dinamismo a ambas estratégias de Comunicação. A assessoria de imprensa tem um papel importante para a imagem da empresa junto ao mercado. Também sabemos como o marketing digital é importante para a geração de leads. Unir essas duas táticas traz benefícios de marca e também de negócios para as empresas B2B.
E, mesmo antes do Marketing B2B ter se consolidado, e as mídias sociais terem se tornado essenciais para o desempenho dos resultados de qualquer Comunicação B2B, já era comum que as empresas postassem o conteúdo conquistado na mídia em seu site institucional. Hoje, resultados são compartilhados em canais importantes como o LinkedIn e o Instagram.
Mais do que isso, um bom resultado de imprensa aumenta o valor do tráfego orgânico do seu site, porque valoriza a sua marca. Ou seja, os resultados de imprensa estão diretamente ligados à indexação do site, e indiretamente ligados à geração de leads. Ou seja, apostar em uma estratégia que une as duas táticas é extremamente benéfica.
Que tal conquistar resultados superiores juntando o valor da assessoria de imprensa com o marketing digital? Separamos 5 formas de como integrar essas duas ferramentas:
- Divulgue um comunicado de imprensa no website: Coloque-o no seu website com palavras-chave associadas e otimizado para ser facilmente encontrado pelas ferramentas de pesquisa. Use imagens e faça divulgações dos comunicados nas redes sociais.
- Utilize hiperlinks nos comunicados: Sempre utilize links nos textos ou comunicados sobre temas semelhantes e focados nas palavras. Isso ajuda o leitor a ter mais dados adicionais e conhecimentos em outras áreas, auxiliando no aumento de interesse dos leitores e gerando mais tráfego para o website.
- Reaproveite ou refaça um comunicado de imprensa: Utilize grandes projetos ou grandes comunicados para criar um post para blog, um infográfico, um cover photo com testemunho de algum cliente ou compartilhe cases de sucesso pelas newsletters. Um comunicado de imprensa pode ser usado em diversas situações.
- Faça divulgações das notícias anteriores ou que foram publicadas em blogs parceiros: Comece a divulgar os clippings no website e nas redes sociais, selecionando os mais interessantes. Com publicações impactantes, a repercussão vai gerar mais visitas no seu site e ajudar no aumento de seguidores nas suas páginas.
- Faça uma sala ou uma assessoria de imprensa: Com a disponibilidade de alguns assessores em uma sala de imprensa ou algum assessor na sua empresa, vai ajudar nos serviços prestados, nas trocas de e-mails, telefonemas para divulgações de pautas, ajudar nas buscas de informações para seus conteúdos.
Procure sempre trabalhar os dois na sua empresa, pois eles podem ajudar você em resultados impressionantes. Como o aumento de visibilidade da sua marca, impacto imediato, atingindo potenciais clientes e diferentes tipos de mercados, ajuda o seu material a ser divulgado não só nos meios digitais da empresa como também na divulgação em diferentes canais de comunicação.