A chave de qualquer campanha de marketing é a possibilidade de medir seus resultados em retorno financeiro para o negócio. Você tem sido capaz de fazer isso? De acordo com um estudo do Content Marketing Institute divulgado este mês, 88% das empresas B2B têm um budget para marketing de conteúdo, mas apenas 80% delas implementam algum tipo de estratégia.

Pouco mais da metade dos negócios (52%) cita o cálculo do ROI do marketing de conteúdo como um desafio. Essa informação é importante para determinar quais canais são mais efetivos e que tipo de conteúdo deve receber mais investimento de tempo e dinheiro.

Veja algumas maneiras de descobrir isso:

Conheça seu funil de vendas

É muito difícil determinar o ROI do marketing de conteúdo quando não se sabe como funciona seu funil de vendas, especialmente a última parte dele. Qual é o seu objetivo final com o marketing de conteúdo: Gerar mais leads, mover o prospect para a próxima etapa do funil, obter dados?

É preciso entender como funciona sua obtenção de receita e quais métricas devem ser verificadas para ter uma visão completa dos esforços de marketing de conteúdo. O primeiro passo para isso, geralmente já adotado por grande parte das empresas, é a taxa de conversão por meio do site.

Esse já é um grande avanço, mas como determinar quais são os conteúdos mais efetivos? Uma taxa de conversão de 2%, por exemplo, não significa que seu blog converta o mesmo número de visitantes que suas landing pages. O engajamento é uma boa métrica para isso.

Quantas pessoas se engajam com seu conteúdo?

O engajamento faz uma grande diferença no cálculo do ROI. É por meio da taxa de engajamento que podemos verificar qual tipo de conteúdo oferece o maior ROI. Esse cálculo pode ser obtido por meio do Google Analytics, que oferece dados importantes, como tempo médio na página e número de páginas por sessão. Os números das redes sociais, como número de compartilhamentos e comentários, também dizem muito sobre quais conteúdos estão recebendo maior aderência.

O Google Analytics também mostra, por exemplo, quantas pessoas vindas das redes sociais foram convertidas e quais artigos geram mais conversões. Assim, você pode definir quais são os tópicos e temas mais quentes e quanto tempo uma pessoa leva para ser convertida.

A Intelligenzia tem uma metodologia marketing de conteúdo que envolve todas as fases de compra do prospect B2B. Produzimos o conteúdo certo para cada etapa do seu funil de vendas para que você sempre atinja seus objetivos e obtenha o máximo ROI do marketing de conteúdo. Saiba mais sobre nosso serviço de marketing digital.

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