Não é fácil criar um conteúdo engajador, e que atinja seu prospect em cheio – mais do que isso, como é possível criar uma estratégia para crescer com a sua empresa de maneira sustentável? É possível criar uma estratégia assertiva de inbound marketing para B2B que gere não somente resultados sustentáveis, como também que possa ser utilizada como estratégia a longo prazo.

Veja como criar uma estratégia assertiva utilizando esses sete passos:

Defina e documente sua missão: mesmo que você saiba instintivamente o que sua estratégia de marketing de conteúdo deve incluir, você precisa de algo documentado para orientar aqueles a quem você delega tarefas. Essa estratégia deve incluir o “o quê” e “por que” por trás de sua missão. Todo conteúdo que você publica precisa se concentrar em sua missão.

Designe um membro da equipe para ser responsável pelo sucesso de sua estratégia de marketing de conteúdo: quando você começa, essa pessoa pode ser você. Ao crescer, você pode delegar seu conteúdo a uma agência de marketing de conteúdo digital ou a um diretor de marketing (CMO) e sua equipe. Escreva suas expectativas por escrito para que a sua agência de marketing de conteúdo ou CMO possa se concentrar nas tarefas que melhor atinjam suas metas.

Publique conteúdo consistentemente em um canal de sua empresa: mídias sociais e outros canais de distribuição podem mudar suas regras. Por isso, o ideal é criar vários canais para distribuição desse conteúdo. Crie listas de e-mail, serviços de assinatura e postagens de blog em plataformas de propriedade da empresa e use canais de terceiros para distribuição suplementar.

Mapeie seu conteúdo para a jornada de compra dos seus clientes: crie conteúdos diferentes, de acordo com a jornada de compra do seu prospect. Alguém que esteja pensando ativamente em comprar seus produtos ou serviços pode querer ler alguns estudos de caso sobre como você ajudou os outros a ter sucesso ou um white paper detalhado que forneça uma solução detalhada para um de seus desafios.

Distribua seu conteúdo em canais sociais e pagos: a maioria das plataformas de mídia social de hoje tem análises incríveis das quais você pode aproveitar para descobrir – e segmentar – as que têm maior probabilidade de comprar de você. Mantenha-os informados nos locais com maior probabilidade de estarem nas redes sociais. Por outro lado, crie oportunidades para que seus clientes interajam com você em uma base mais profunda, como postagens em blogs, assinaturas de e-mail com insights exclusivos voltados à solução de problemas e serviços de assinatura paga que publiquem conteúdo cujo valor exceda o custo.

Concentre-se em seus inscritos de conteúdo: quando alguém dedica tempo e esforço para assinar suas publicações de conteúdo, isso significa que seu conteúdo é algo de que eles precisam para fazer com que suas vidas – ou seus negócios – sejam mais fáceis. Descubra seus maiores desafios e publique conteúdo que atenda a esses desafios de forma eficaz.

Acompanhe, otimize e denuncie seus esforços de marketing de conteúdo: sem uma maneira de controlar se sua estratégia é eficaz, você está desperdiçando dinheiro, cada momento gasto em marketing de conteúdo. Aumente sua lucratividade com um programa de marketing de conteúdo rastreado e bem documentado.

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