Realizar uma análise de lacunas de conteúdo é uma atividade essencial em qualquer projeto de marketing. A análise permite que a empresa estude e identifique tópicos e tipos de conteúdo que estão faltando no projeto. Além disso, essa investigação também envolve um estudo extenso sobre concorrentes de mercado, com o intuito de desenvolver materiais aprofundados e relevantes que consigam suprir as necessidades dos consumidores. Encontrar falhas em uma estratégia de marketing e preenchê-las com temas de qualidade é um dos passos estratégicos mais assertivos para conquistar autoridade de marca e aumento nas métricas digitais.   

A expansão do acesso à internet é notável, por isso, as estratégias de marketing digital devem acompanhar esse ritmo. De acordo com um estudo da União Internacional de Telecomunicações, o mundo tem cerca de 1,2 bilhão de sites, além de 51% da população mundial possuir acesso à internet. Outro estudo realizado pela Digital 2020: Global Digital Overview, promovido pela Hootsuite, revela que a média diária global de consumo de internet é de 6 horas e 43 minutos por pessoa, contabilizando mais de 100 dias por ano.   

Milhares de pessoas estão imersas em um mar de informações, portanto, é natural que os consumidores valorizem personalidades e empresas que desenvolvam conteúdos relevantes e que atendam suas necessidades.  

Quando se trata de marketing de conteúdo, como saber exatamente qual assunto abordar? Como atrair efetivamente novos tráfegos, leads e clientes? Como se destacar dos seus concorrentes? Como desenvolver um conteúdo bom e atrativo? Todas essas respostas podem ser respondidas na análise de lacuna de conteúdo.   

Por que a análise de lacunas de conteúdo é importante?

Encontrar e preencher lacunas de acordo com a análise torna a jornada do cliente mais atrativa e fácil de seguir. A correção dessas brechas críticas pode fortalecer as estratégias de SEO, além de auxiliar no aperfeiçoamento da estratégia de vendas, fazendo com que os clientes tenham uma experiência mais conectada e passem pelo funil mais rapidamente.   

Realizar uma análise de lacunas de conteúdo aprofundada pode trazer diversos benefícios, como: fazer com que a empresa encontre tópicos que se conectem e ressoem com seu público-alvo, otimizar todo o seu conteúdo para obter o máximo de resultados, preencher os materiais com incentivos para aumentar as conversões, atender as necessidades dos clientes em cada etapa da jornada do comprador, e direcionar tráfego para seu site identificando oportunidades de conteúdo de alto valor, além de aprimorar o serviço de vendas para atender as expectativas e dores dos clientes.   

Como realizar a análise de lacunas de conteúdo?   

Existem cinco etapas simples para realizar a análise completa do seu conteúdo. Porém, antes de mergulhar de cabeça no processo, é importante certificar e cuidar de alguns pré-requisitos. Identifique os principais objetivos que a empresa deseja alcançar e descubra com exatidão quem é o público-alvo.  

Algumas perguntas podem ajudar no procedimento:   

  • Por que analisar o conteúdo?  
  • O que a empresa deseja alcançar com esse feito?  
  • Quem é o público-alvo?   
  • Como é o ciclo de vida dos clientes?  

Passo l: Mapeie a jornada do seu comprador

Depois de entender os objetivos da empresa e aprender tudo sobre seu público-alvo é possível traçar a jornada que os consumidores farão do começo ao fim. Que caminho eles seguirão desde o primeiro contato com a empresa até o momento de assinatura de contrato?  

Para mapear a jornada do comprador, identifique todas as etapas que o indivíduo passará entre o estágio de conscientização até o estágio de fidelidade. Em seguida, desenvolva perguntas-chave que o indivíduo provavelmente fará em cada etapa da sua jornada. Inclua os serviços que estão procurando, e o que precisam para passar para a próxima etapa e como chegarão até lá.    

Passo ll: Faça pesquisa de mercado

O segundo passo da análise de lacunas de conteúdo é realizar uma pesquisa de mercado. Nessa etapa é importante entrevistar clientes em potencial e clientes atuais. O objetivo é abordar pessoas em diferentes estágios da jornada do comprador e fazer perguntas contundentes que agreguem informações relevantes para a análise, como:   

  • Quais os principais problemas que você está tentando resolver?   
  • Onde você procura soluções para seus problemas?
  • Quais informações você está buscando?  
  • Quais são as principais dúvidas e preocupações?   

Com os feedbacks, a empresa conseguirá entender as dores e preocupações do cliente, bem como suas expectativas. Essas são informações muito valiosas para traçar um conteúdo estratégico.  

Passo lll: Analise seu conteúdo atual

O terceiro passo da análise de lacunas de conteúdo é baseado na realização de uma auditoria para investigar onde o conteúdo da empresa está tendo um bom desempenho e onde está com desempenho inferior. Comece com o site – é por meio dele que a organização levará os indivíduos por toda a jornada do comprador, desde a conscientização até a decisão de compra. Neste passo, você poderá reconhecer se existe alguma lacuna na jornada da sua empresa.  

Para analisar o conteúdo atual, compile uma lista de URLs do seu site, e em seguida, categorize cada página como um dos três grupos:   

Manter: essa categoria constitui de conteúdo de alto desempenho para a jornada do comprador. Se o material estiver bem escrito, auxiliará no entendimento e conversão de clientes;  

Atualizar: o conteúdo não é bom o suficiente para incentivar o cliente a chegar no último estágio e precisa ser atualizado;  

Remover: o conteúdo é de baixa qualidade ou está desatualizado, por isso, precisa ser removido.  

Algumas ferramentas como Google Analytics, Google Search e SEMrush podem auxiliar nessa peneira.  

Passo lV: Analise o conteúdo do concorrente

A etapa quatro é uma das mais importantes, deve-se comparar o conteúdo da sua empresa com o de seus concorrentes. Acesse o site das principais empresas e estude como eles movem os compradores na jornada do cliente e como eles levam os visitantes de uma página a outra. Também é importante fazer um levantamento sobre o tipo de conteúdo veiculado na página dos concorrentes.   

Identifique as lacunas e brechas críticas que os concorrentes cometem em seus sites, anote e estudo os erros. Essa é uma estratégia para adicionar no site da sua empresa o que falta no site dos concorrentes.  

As palavras-chave podem ser aliadas ou inimigas, analise as que possuem melhor desempenho. Leia a primeira página do Google e observe o que já está classificado. Alguns mecanismos de pesquisa do próprio Google podem te auxiliar nessa tarefa.   

Passo V: Preencha as lacunas   

O quinto e último passo da análise de lacunas de conteúdo. Se você chegou até aqui, significa que está pronto para desenvolver sua própria análise de lacunas de conteúdo. Para tal, fizemos um resumo do passo a passo. Acompanhe:    

  • Mapeie a jornada do comprador levando em consideração as dores e necessidades do seu público-alvo;  
  • Realize pesquisas de mercado, fale com clientes atuais e clientes em potencial para traçar o melhor caminho;  
  • Avalie o conteúdo do seu site e lembre-se que é por meio dele que o cliente fará todo o processo de compra;  
  • Analise o conteúdo do concorrente estrategicamente e aprenda com os erros dele.  

 Desenvolver novos temas em um mercado digital saturado que não para de crescer é uma tarefa difícil, mas possível, basta utilizar as estratégias e ferramentas corretas. Trabalhe para preencher as lacunas identificadas em seu site e no site dos concorrentes. Lembre-se que seu novo conteúdo deve ser completo, atraente e útil. 

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