Medir os resultados do marketing de conteúdo no B2B possibilita aos profissionais de Marketing B2B otimizarem suas campanhas para obter mais engajamento dos seus públicos. Além disso, é possível também atribuir um ROI objetivo a essas campanhas, de maneira mais eficaz. Mas quais são as estratégias, táticas e tendências por trás da medição do desempenho do marketing de conteúdo para profissionais de marketing B2B?

Uma pesquisa realizada recentemente na Europa e Estados Unidos com 193 profissionais de Marketing no primeiro semestre de 2021 tenta elucidar essas questões. Ao menos 66% dos respondentes consideraram difícil medir o desempenho de uma estratégia de marketing de conteúdo no B2B – outros 34% declararam que o processo de mensuração é fácil. Embora o número de pessoas que declarou o processo de mensuração seja alto, apenas 13% desse total de pessoas disse não ter sucesso em obter dados significantes sobre possíveis resultados de conteúdo.

Entre os principais elementos de importância para a mensuração efetiva, estão uma equipe especializada e a definição de objetivos claros que permeiem todas as áreas envolvidas no processo.

Medindo o desempenho do marketing de conteúdo no B2B

Um em cada cinco (21%) dos profissionais de Marketing relatam usar seis ou mais ferramentas para medir o desempenho do marketing de conteúdo no B2B. Outros 37% dos entrevistados afirmam usar entre três e cinco ferramentas. Cerca de metade dos profissionais de marketing B2B concorda que a taxa de conversão (50%) e o tráfego do site (46%) estão entre as métricas mais importantes a serem consideradas ao medir o desempenho geral de uma estratégia de marketing de conteúdo. O envolvimento em canais de mídia social também está no topo da lista de métricas importantes para 39% dos entrevistados.

Ferramentas de analytics são utilizadas por 53% dos entrevistados, enquanto sistemas de CRM são adotados por 38% das empresas. Plataformas de automação de marketing são usadas por 34% das empresas, e 24% utiliza dashboards e ferramentas de visualização de dados. Em último lugar estão as ferramentas ABM, sendo utilizadas apenas por 7% dos entrevistados.

Uma das soluções preferidas por aqui é o Google Search Console. A ferramenta, que é gratuita, permite que você veja quais as principais palavras-chave utilizadas para chegar até o seu conteúdo, e o desempenho de cada URL — bem como quais foram os termos de pesquisa usados para chegar até aquele determinado conteúdo. É possível exportar os dados para uma planilha e fazer um acompanhando preciso da sua estratégia de marketing de conteúdo no B2B.

marketing de conteúdo no B2B

Métricas mais importantes

Cerca de metade dos profissionais de marketing B2B concorda que a conversão taxa (50%) e tráfego do site (46%) estão entre as métricas mais importantes a serem consideradas quando o foco é medir o desempenho do marketing de conteúdo no B2B. Engajamento nas redes sociais canais também está no topo da lista de métricas importantes para 39% dos pesquisados. Em último, nesta lista, está o desempenho de campanhas pagas (23%) e métricas relativas a busca orgânica (26%).

Como você pode medir os resultados?

Para estabelecer quais resultados medir na sua empresa, é possível partir de alguns pontos gerais. Veja quais são:

  • Quais são seus principais objetivos? Gerar leads? Fazer demos? Downloads?
  • Quais serão os KPIs usados? Quais as métricas? Impressões? Bounce rate? Esses são alguns exemplos que podem ser usados para entender a qualidade do conteúdo
  • Qual é o valor de contrato fechado dos leads que vêm do conteúdo orgânico? Essa é uma pergunta importante e que determina o quanto o seu conteúdo pode gerar em termos de valor de negócio
  • Qual é o valor do seu conteúdo orgânico? Ferramentas como o SEMRush podem dar essa mensuração — que ajuda, e muito, a entender o quanto o esforço que está sendo realizado é válido.

Outro ponto importante é saber se você tem as ferramentas certas para obter e analisar os dados. Muitas vezes, apenas ferramentas como Hubspot podem dar informações acuradas sobre origem dos leads, e a influência desse conteúdo na jornada do seu prospect.

A partir dos dados, é possível criar relatórios mais adequados para sua empresa, e obter as informações-chave para o seu negócio, e para o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo. Bora começar? Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar a sua empresa nessa jornada.

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