O marketing digital costuma ser deixado para segundo plano por alguns empresários. Entre o trabalho para administrar funcionários e o esforço em manter os clientes satisfeitos, empresários normalmente não possuem tempo para criar e gerenciar uma campanha de marketing que impulsione engajamento, gere leads e aumente as vendas da empresa. Hoje vivemos em uma era digital, e por essa razão, precisamos investir nas melhores estratégias de marketing online disponíveis para promover e efetivamente posicionar sua empresa no mercado.

Saiba como mergulhar nesse universo seguindo sete etapas:

1 – Crie uma lista de e-mail marketing

Criar uma lista de e-mail marketing pode parecer difícil, mas realmente não é. Pensando em todos os e-mails que você recebe de empresas, você já parou para pensar como eles adquiriram essas informações pessoais? Provavelmente por meio de ações online ou em algum site onde a pessoa é incentivada a deixar seus contatos para colher informações de seu interesse sobre um determinado assunto. Uma mão lava a outra, afinal, você precisa dar um pouco, para receber um pouco.

2- Use sua lista de e-mail marketing

O e-mail marketing é o jeito mais rápido e efetivo para impulsionar os negócios. Pense por um segundo: você está entregando mensagens estratégicas diretamente para a caixa de entrada de seus clientes. Mais importante ainda, é entender que se trata de uma estratégia gratuita e que pode gerar grandes resultados caso seus e-mails sejam atraentes e tenham um forte “call to action”.

3 – Concentre-se na experiência do usuário

Não faz diferença se você tem um e-commerce que vende produtos diversos, ou se você é uma empresa de serviços que utiliza estratégias para coletar dados para realizar o marketing direto (cold calls). Se o seu site não for fácil de navegar você com certeza perderá oportunidades de negócios. Pense no seu usuário. Será que o tráfego no seu site é fácil para que o usuário encontre as informações necessárias, como a compra de um produto ou contato para possíveis negócios? O usuário sempre vem em primeiro lugar e você deve se colocar no lugar dele e ter certeza que seu site seja fácil de navegar (ou seja adaptável a dispositivos portáteis).

4 – Use as mídias sociais para se comunicar

Muitas pessoas utilizam as mídias sociais para exibir seus produtos ou serviços para sua base de seguidores, porém, isso pode ser definitivamente ruim. Claro, as mídias sociais são um caminho efetivo para impulsionar vendas, mas você deve se concentrar em utilizar sua rede social para engajar seus seguidores e se comunicar com eles. Faça pesquisas e utilize os resultados no Facebook para melhorar o processo de modo a ter mais engajamento em sua página.

5 – Não deixe seu SEO cair no esquecimento

Há muito o que se pensar quando você está desenvolvendo seu plano de marketing, mas tem uma coisa que você não pode deixar de fazer jamais: o SEO. Como o Google continua promovendo mudanças em seu algoritmo, é necessário que você trabalhe de acordo com essas mudanças e em conformidade com as normas estabelecidas pelo Google para manter seu ranking orgânico elevado.

6 – Escreva um bom conteúdo

O grande diferencial em trabalhar o SEO para o Google é o conteúdo. O Google quer saber se seu site está constantemente publicando conteúdo informativo, educativo e relevante. Todo mundo agora dedica mais atenção e esforço na qualidade do conteúdo, logo, você precisa ter certeza que seu conteúdo envolva seu público e gere algum tipo de valor. Não é suficiente apenas criar um bom conteúdo – ele precisa ser ótimo!

7 – Mídias sociais: O pedágio livre acabou

Suas postagens orgânicas no Facebook não aparecem mais para os seus seguidores como antes. Isso ocorre porque agora você precisa de um investimento financeiro, mesmo que mínimo, para que seu conteúdo apareça na Timeline dos seus seguidores. Não significa que você tenha que pagar por todas as publicações, mas se você está planejando realizar um anúncio importante ou divulgar algum evento próximo, você pode investir em posts pagos e escolher o público certo que deseja atingir. Algumas plataformas como Facebook e Twitter fornecem opções de segmentação surpreendentes, onde você consegue mensurar a efetividade das campanhas.

Conclusão:

Essas são algumas estratégias de marketing digital utilizadas para aumentar a notoriedade de uma empresa e aumentar as oportunidades de negócios. Você até pode ter um grande negócio, no entanto, sem uma estratégia de marketing digital, as pessoas não saberão sobre sua existência.

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