Não é segredo como a otimização da busca (SEO, ou Search Engine Optimization) pode fazer uma diferença enorme no Marketing Digital. Segundo a pesquisa “O Status do Marketing Digital no Brasil, edição 2018”, produzido pela Intelligenzia, a porcentagem de empresas que trabalham com marketing de conteúdo aumentou de 64,4% para 73,4%. Além disso, mais empresas agora contam com uma estratégia documentada para esta área – um aumento de 38,4% para 55,3%.

Mesmo assim, ainda é crítico para os profissionais de marketing B2B mostrar como os investimentos em SEO podem melhorar os resultados do negócio. De acordo com uma outra pesquisa, dessa vez realizada pela Spiceworks, a maioria dos entrevistados (57%) afirmou que seu principal objetivo era influenciar a receita por meio da aquisição de novas contas.

Embora a geração de leads seja fundamental, no B2B a percepção completa de como o SEO afeta as vendas e a receita de maneira positiva pode levar longos períodos de tempo. Neste post, vamos apresentar seis maneiras de apresentar resultados de maneira que exemplifique de forma clara para os executivos do C-Level os resultados que podem ser obtidos com o marketing de conteúdo e SEO.

Vendas é o maior termômetro

A geração de leads e a conexão entre marketing e vendas são os benchmarkings de desempenho mais críticos para SEO. Demonstrar claramente a origem de leads por meio do tráfego orgânico é de extrema importância. Para isso, a área de Vendas precisa estar alinhada para que, ao receber um contato telefônico, qualifique-o de maneira a descobrir a origem desse lead potencial.

No caso de contatos via ferramentas de automação e inbound marketing, descobrir a origem dessa lead é mais fácil: várias desses sistemas já conseguem capturar a origem do lead automaticamente.

De qualquer maneira, também existem outros indicadores de desempenho que podem ajudar a suportar o investimento contínuo em SEO.

Apontar o crescimento no tráfego de pesquisa orgânica

Uma boa maneira de mostrar que o SEO tem valor é apontar o crescimento orgânico –o que, em última análise, pode ajudar a organização a diminuir ou dinamizar os recursos de investimento em Google Ads.

Em outros casos, pode ser mais importante ilustrar como determinados recursos de marketing de conteúdo do site, ou páginas da Web específicas e subseções de sites melhoram com base na implementação de recomendações de SEO no site. Isso pode incluir otimização de palavras-chave, ou desenvolvimento de novos conteúdos.

Demonstrar o alinhamento com a Jornada do Cliente

A estratégia de palavras-chave é mais do que descobrir quais consultas de pesquisa podem gerar o maior volume de tráfego de pesquisa orgânica. Lideranças e equipes de marketing também estão interessadas em como as palavras-chave se alinham com as várias fases da jornada do comprador B2B.

Os programas de SEO bem-sucedidos levam em conta o tipo de conteúdo necessário para obter sucesso na visibilidade de palavras-chave específicas, e buscam educar os clientes e a liderança na busca de compradores B2B, desde a descoberta até a validação dos recursos do fornecedor.

Branding

Embora a maioria dos profissionais de marketing B2B saiba que sua organização aparece com destaque para os resultados de pesquisa de palavras-chave de marca, eles precisam considerar toda a amplitude dos resultados orgânicos exibidos para pesquisas de palavras-chave de marca, orgânicas e pagas.

Arquitetura de navegação concisa e otimização de página da web, e até mesmo campanhas abrangentes de PPC com marca suportam o desempenho de pesquisa orgânica para SEO específico da marca.

SEO integrado ao Google

Na medida em que os resultados do Google Respostas continuam a aumentar para uma série de consultas informativas e de pesquisa de transações, a capacidade de demonstrar sucesso na obtenção de visibilidade nesses resultados torna-se ainda mais importante para o C-Level.

O sucesso aqui ajuda a demonstrar como um programa de SEO cria reconhecimento de marca, credibilidade e confiança para uma organização B2B. Além das caixas de resposta, também pode ser valioso mostrar vitórias na obtenção de visibilidade para recursos de marketing de vídeo e imagens e gráficos que aparecem com destaque também nos resultados de pesquisa orgânica.

Palavras-chave indexadas

Ignorar a atenção do C-Suite ao desempenho associado a metas de palavras-chave críticas para os negócios é um erro.

Em vez de se concentrar na classificação específica de palavras-chave, considere o uso do relatório de desempenho de palavras-chave do Console de pesquisa do Google como um mecanismo para mostrar o desempenho do período por um determinado destino de palavra-chave e suas frases de pesquisa relacionadas.

Ao ilustrar as melhorias de tráfego específicas de palavras-chave aplicáveis, o número total de palavras-chave relacionadas que impulsionam a visibilidade organizacional e a oportunidade de continuar melhorando, muitas vezes conseguimos superar o argumento de se concentrar apenas nos rankings de palavras-chave.

Entre em contato

Tel: + 11 2246.3613
Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1748 - Cj 1710 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04571-000
SEG-SEX 09:00 - 18:00