Não faz muito tempo que as empresas B2B têm usado os blogs e as estratégias de conteúdo para trazer seu ativo mais valioso: os leads.

A explicação para isso está em como a jornada de compra do prospect B2B é cada vez mais realizada por meio da busca online. Ou seja, produzir conteúdo ajuda — e muito– o seu prospect a optar pela melhor solução ou fornecedor.

As principais tendências de blogs em 2022

Os blogs se tornaram parte essencial de qualquer estratégia de marketing. Um estudo publicado pelo site Tech Client, mostra que sites que possuem um blog costumam ter 434% mais páginas indexadas.  Na mesma linha está o relatório do site especializado Optinmonster, no qual blogs são citados como a quinta fonte mais confiável para se buscar informações online – um número que, por si só, já explica a importância dessa ferramenta para o marketing B2B.

Por isso, preparamos para você uma seleção com as principais 5 tendências de blogs para implementar em 2022:

Foco na psicologia do usuário

Uma das principais tendências de blogs para 2022 é o foco na psicologia do usuário. Entreviste seus clientes atuais e crie relatórios detalhados de suas responsabilidades, objetivos, restrições e pontos fracos. Ao planejar seu conteúdo, avalie a qual personagem ou personagens esse conteúdo está abordando e como melhor responder a seus problemas, necessidades e desejos.

Ferramentas úteis: personas detalhadas do cliente, um calendário editorial e o mapeamento da intenção  de pesquisa (ou search intent, no termo em inglês). Este ponto, aliás, será cada vez mais relevante por conta das mudanças recentes de algoritmo e que vão impactar em 2022.

Ao pensar em produção de conteúdo para B2B, um dos pontos principais é atender, claro, as prerrogativas do Google para a boa classificação dos artigos. Para isso, precisamos sempre levar em conta que o principal objetivo do Google é dar a seus usuários melhores respostas às pesquisas efetuadas.

Quando isso acontece, as pessoas gastam muito mais tempo no Google, e a confiança dos usuários se traduz em bilhões em receita de publicidade para a empresa.

Portanto, agora, sabendo qual é a verdadeira motivação do Google, você pode entender facilmente que, para ter uma classificação elevada, seus artigos devem ser adaptados às pessoas que procuram informações sobre qualquer assunto sobre o qual você está escrevendo. É aqui que entra a intenção de busca: você não pode satisfazer uma pessoa se não entender o que ela deseja. Muitos profissionais ignoram esse aspecto, escrevendo artigos que têm uma conexão baixa com a palavra-chave que almejam, em vez de tentar acertar o alvo da curiosidade do usuário quando eles digitarem sua consulta de pesquisa. 

Publicar pesquisas originais

Publicar conteúdos e dados originais para fomentar tráfego é uma excelente maneira de prover informações de valor aos seus prospects potenciais. E isso pode ser feito com dados internos e análises, por exemplo. É possível compilar esses dados em relatórios que abordem pesquisas comuns de clientes. Por exemplo, usamos nossos dados internos para publicar uma variedade de dados de marketing difíceis de encontrar, como taxas de conversão de B2B por setor , estatísticas de geração de leads de B2B e benchmarks de marketing de conteúdo B2B , entre outros.

Ferramentas úteis: sua plataforma analítica interna e um analista de dados para ajudar a interpretar os dados.

Manter a frequência da postagem

Uma outra das principais tendências de blogs é a frequência de postagem de conteúdo orgânico. Uma pesquisa da empresa de mídia americana Social Media Examiner mostrou que blogs com novos posts quase todos os dias conseguem um tráfego cinco vezes maior do que aqueles que não têm esse padrão de publicação.

A dica, então, é manter – também a empresa – um engajamento regular de atualização do blog. Não precisa ser necessariamente uma tarefa diária, mas é importante que tenha um cronograma estabelecido.

A mesma pesquisa mostra que profissionais de marketing que priorizam seus posts em blogs têm 13 vezes mais chances de verem retornos positivos de ROI para suas organizações.

O ponto é que, para ter um blog que gera leads, é fundamental que a organização faça um investimento suficiente para ter pessoas capazes de escrever artigos relevantes e que o façam com um padrão de produção.

Se tornar uma fonte de informação para vários públicos – ou para um em específico, dependendo do segmento da empresa – é o caminho mais estratégico para descobrir oportunidades e convertê-las em negócios.

Ferramentas úteis: Ter um calendário editorial e uma organização de fluxo dos posts. Cada empresa pode elaborar os seus próprios cronogramas, levando em conta desde o volume da equipe até a demanda dos seus clientes.

Produzir conteúdo original

Essa é outra das tendências de blogs que será muito relevante para 2022. Os usuários não estão procurando por reproduções de textos que já foram publicados em outros lugares. Muito menos esperam encontrar um artigo igual, mas escrito com palavras diferentes.

No caso do B2B, essa prática é ainda mais comum – e mais penalizada, porque os leitores costumam ser mais engajados com os conteúdos que consomem e procuram constantemente por novos textos que promovam um conhecimento único e relevante.

No entanto, é o B2B que pode oferecer a melhor solução para esse ponto: produzindo conteúdo original que ajude os consumidores a decidir sobre um produto e/ou serviço. Essa é a essência do inbound marketing.

Ter mais guest posts

Há um estigma no mundo dos negócios em relação aos guests posts – pessoas que escrevem em um blog ou um site como convidadas. No entanto, os dados provam que essa sensação é equivocada.

Empresas que implementaram estratégias de guest post nos Estados Unidos, por exemplo, não apenas performaram melhor em buscadores – por causa da qualidade do conteúdo – como também aumentaram suas audiências, já que conseguiram atrair novos leitores para a página.

A prática de guest post não serve, assim, apenas para os leitores usuais do conteúdo de uma marca, mas também é uma estratégia para atrair novos consumidores, conseguir insights poderosos sobre os comportamentos dos consumidores e se tornar mais conhecido na indústria de blogs.

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