Antes de desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, é preciso desenvolver um planejamento editorial, especialmente quando haverá uma criação constante de novos conteúdos. Ao mesmo tempo, é preciso entender uma série de outros elementos antes colocar suas ideias de conteúdo em um calendário.

O que é estratégia de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo ajuda a empresa a oferecer o conteúdo certo, às pessoas certas, no momento certo e pelas razões corretas. Quando algum desses elementos falha, o plano editorial provavelmente não trará os resultados esperados.

Se o conteúdo desenvolvido não é o mais apropriado, não despertará interesse; se não há conhecimento de quem é a audiência, o conteúdo não chegará às pessoas certas; se não conhecemos o nosso público, não conseguiremos prever o momento mais apropriado para oferecer conteúdo; se não articularmos objetivos de negócios mensuráveis para a produção ou compartilhamento de conteúdo, haverá perda de dinheiro.

Quando criamos uma estratégia de marketing conteúdo, devemos considerar aspectos como substância (sobre o que é o conteúdo), estrutura (como o conteúdo é organizado e exibido), fluxo de trabalho (quais são as pessoas e processos necessários para apoiar a criação e o gerenciamento de conteúdo) e governança (quem vai tomar decisões sobre o que manter na estratégia de conteúdo).

Todos esses quatro aspectos são ancorados em uma declaração de estratégia de conteúdo para ajudar a equipe a determinar qual será o foco dos seus esforços. Isso deve ser baseado na missão da empresa, no seu público alvo, nos seus objetivos de negócios e nos objetivos do conteúdo.

Depois de estabelecer uma estratégia de marketing de conteúdo, siga essas dicas para continuar no caminho certo:

Seja consistente

Uma estratégia de marketing de conteúdo geralmente falha porque as pessoas “desistem”. Muitos negócios se baseiam em relatórios bimestrais de indicadores de desempenho. O problema é que o marketing de conteúdo não funciona dessa maneira, pois os resultados não aparecem instantaneamente. É preciso ter uma visão a longo prazo desses esforços.

Contrate os melhores

Existe um mantra que diz que “o conteúdo é o rei”, no entanto, isso já mudou para “o conteúdo de qualidade é o rei”. E, para ter um conteúdo de boa qualidade, é preciso ter bons redatores.

Se uma pessoa se oferece para produzir textos por R$ 10, é provável que não seja o melhor profissional. Bons redatores e criadores de conteúdo geralmente trabalham por um valor bem mais elevado.

Com o aumento da importância da qualidade, os profissionais de marketing também perceberam que não podem simplesmente divulgar grandes volumes de conteúdo. Em vez disso, precisam divulgar seletivamente apenas os melhores.

Entre em contato

Tel: + 11 2246.3613
Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1748 - Cj 1710 - Cidade Monções, São Paulo - SP, 04571-000
SEG-SEX 09:00 - 18:00