Criar estratégias de conteúdo B2B para seus prospects é muito diferente do que criar uma estratégia de conteúdo B2C. Um envolve a criação de conteúdo para os tomadores de decisão das empresas e o outro envolve a segmentação de um público amplo.
Embora a maior parte dos profissionais de Marketing B2B prefere privilegiar a produção estratégica de conteúdo, não entender a diferença entre o marketing de conteúdo B2B e B2C é uma razão importante para o fracasso de muitas ações estratégicas.
As estratégias de conteúdo mais assertivas
Com a visão e a execução corretas, você pode gerar tráfego contínuo, construir confiança, reconhecimento de marca e gerar mais conversões. Conheça algumas estão algumas das melhores estratégias de conteúdo que você pode implementar:
Crie conteúdo baseado em histórias
Um dos maiores erros que a maioria das empresas comete ao criar conteúdo para estratégias de marketing B2B é tentar ser excessivamente profissional em seu conteúdo. Usar estilos de redação técnica em postagens de blog e preenchê-los com um vocabulário desnecessariamente complicado, na esperança de parecer “profissional” para seu público pode se tornar um problema.
O problema é que o foco das iniciativas sempre são as pessoas. Esses tomadores de decisão são pessoas como você. E eles estão cansados de ler o mesmo velho conteúdo robótico em todos os blogs que visitam. Portanto, tente ser único. Adicione um pouco de humor. Conte histórias.
Isso é exatamente o que a Intel fez com sua estratégia de conteúdo do Creators Project. A empresa juntou-se a artistas para mostrar um mundo único onde a tecnologia encontra a arte. Esta série não apenas ajudou a gerar um grande conhecimento da marca para a Intel, mas também permitiu que a empresa se destacasse da multidão.
Segmente sua lista de e-mail
E-mail é indiscutivelmente o método mais eficaz que você pode usar para se envolver com um público B2B. Na verdade, várias pesquisas indicam que o e-mail é a maneira mais eficaz de gerar leads na visão dos principais profissionais de Marketing B2B do mercado, quando o assunto é a estruturação de estratégias de conteúdo para fomentar a conversão.
A chave para construir uma estratégia de marketing por email bem-sucedida e criar emails mais personalizados é usar segmentos de lista de email. Com os segmentos de lista, você poderá criar grupos específicos em sua lista de e-mail. Isso permitirá que você crie e-mails direcionados para cada grupo com mensagens personalizadas.
Por exemplo, se você tiver um segmento de lista que coleta o cargo dos assinantes, poderá criar campanhas de e-mail separadas para direcionar pessoas em funções diferentes em uma empresa, para entregar sua mensagem e promover com eficácia.
Crie conteúdo realmente útil para o seu prospect
Se você tentar tornar seu conteúdo muito promocional, as pessoas acabarão perdendo a confiança que têm em sua empresa, e você acabará perdendo sua autoridade. Esse é especialmente o caso do marketing de conteúdo B2B. Lembre-se de que você está almejando um público altamente qualificado, que, na maioria das vezes, é especialista em sua área.
Criar conteúdo realmente útil é a melhor maneira de construir autoridade e confiança. Você nem sempre precisa vender seus produtos e serviços. Simplesmente mostre como você pode ser valioso e útil.
Vá além de apenas postagens de blog
Criar postagens úteis em blogs, e-books, infográficos e conteúdo de mídia social são partes importantes das estratégias de conteúdo. Mas, também é a mesma estratégia que todos os seus concorrentes estão seguindo. Como encontrar uma maneira original de fazer a diferença?
A Cisco é uma grande empresa de tecnologia que vende hardware. Ao contrário da Apple e do Google, a Cisco não vende gadgets ou dispositivos para o usuário final. No entanto, a empresa ainda conseguiu chamar a atenção com uma estratégia de conteúdo diferenciada, ao criar uma história em quadrinhos para divulgar suas tecnologias e informações de forma lúdica e relevante.
Reúna métricas e dados
Quando se trata de desenvolver estratégias de conteúdo que oferecem resultados contínuos, a coleta de dados e a medição do conteúdo é o que ajudará a definir o sucesso de sua estratégia de conteúdo ao longo do tempo.
Entender o ROI de seus esforços de conteúdo, junto a quais postagens de blog geram mais tráfego, quais CTAs geram mais assinantes e quais e-mails convertem em vendas, ajudará você a criar mais conteúdo vencedor para desenvolver uma estratégia de marketing matadora.
Veja aqui uma lista de ferramentas que separamos para aumentar a sua geração de leads qualificados em 2022.
Para concluir
É claro que sua estratégia de conteúdo B2B não estaria completa sem a buyer persona certa para atingir as pessoas certas por meio de seu conteúdo. Ainda mais importante: use as plataformas certas para criar e promover seu conteúdo.
Na dúvida, conte com especialistas que podem ajudar você na jornada de construção de estratégias de conteúdo assertivas. Entre em contato conosco e veja como podemos melhorar a sua estratégia de conteúdo para alcançar mais clientes.