Os anos de 2020 e 2021 geraram uma corrida das empresas rumo à digitalização do marketing, e na criação de estratégias para conteúdo no marketing B2B. O problema é que nem todas estavam preparadas para enfrentar a concorrência digital — e isso aconteceu, basicamente, porque algumas dessas organizações não tinham qualquer foco nas estratégias digitais antes. Infelizmente, ainda hoje aprovar uma estratégia baseada em conteúdo orgânico não é fácil.

Por que o conteúdo no marketing B2B jamais deixará de ser relevante

A questão fundamental é que os compradores B2B estão cada vez mais engajados em buscar fornecedores na web – e a jornada de compra acontece, em grande parte, no online. E, quando você pensa em marketing B2B, às vezes você pode esquecer que ainda está envolvendo pessoas que usam mecanismos de pesquisa como o Google. Essas são as mesmas pessoas que usam os mecanismos de pesquisa para descobrir um determinado tópico ou notícia, localizar o local mais próximo de uma determinada loja, verificar a pontuação de vários jogos ou obter informações.

É fundamental entender que os compradores B2B estão procurando informações sobre serviços ou produtos online, assim como outros clientes. Além disso, considere que menos 20%de todas as empresas e negócios pensam nos relacionamentos legados como um fator quando adquirem serviços e produtos para sua empresa digitalmente. De acordo com o relatório de 2021 do Content Marketing Institute, apenas 43% dos profissionais de marketing B2B bem-sucedidos têm uma estratégia de marketing de conteúdo documentada. Os profissionais de marketing de software e tecnologia B2B devem garantir que os serviços e produtos de suas marcas sejam facilmente visíveis online. Para conseguir isso, você precisa se concentrar em estabelecer uma estratégia de marketing de conteúdo forte e robusta.

Por isso, preparamos uma lista com 10 razões para você começar a fazer conteúdo no Marketing B2B. Veja:

O marketing de conteúdo está cada vez mais no centro da estratégia das empresas B2B brasileiras.

A pesquisa “O Status do Marketing B2B” realizada pela Intelligenzia em 2018 e 2019 revelou que ao menos 82% das organizações brasileiras das organizações pretendiam produzir uma quantidade maior de conteúdo em relação ao ano anterior.

O foco da produção de conteúdo continua sendo as mídias sociais – citadas por 87,7% dos entrevistados em relação às táticas utilizadas pela empresa. O estudo mostra ainda um crescimento dos blogs, já que, em 2017, esse recurso foi citado por apenas 30% dos participantes e, em 2018, por 67,1% – um aumento de 123% em termos de relevância.

Outro aspecto importante para a produção desse conteúdo é um foco maior na jornada de compra do cliente. Os principais aspectos levados em consideração na hora de produzir continua sendo a entrega de conteúdo relevante (65,8%) e para a pessoa certa (39,7%), porém, a criação de conteúdo a partir de pontos específicos na jornada do cliente, que em 2017 ocupava o quinto lugar entre os principais aspectos levados em consideração na hora de criar conteúdo, agora ocupa o terceiro, sendo citado por 26% (em 2017, foram 15%).

O conteúdo pode ajudar a atrair compradores B2B.

O marketing de conteúdo ajuda as empresas a iniciar uma conversa com uma infinidade de clientes em um nível granular. De acordo com a Forrester, ao menos 92% das compras B2B começam com pesquisa e os compradores B2B exigem experiências personalizadas. Você pode usar uma estratégia de marketing de conteúdo B2B na criação de materiais colaterais que ajudem sua empresa a atrair segmentos específicos de seu público-alvo. Isso  ajudará a mostrar aos seus clientes em potencial que sua empresa está familiarizada com as complexidades do mundo dos negócios e visa criar soluções eficazes e práticas, escaláveis ​​e personalizáveis.

O marketing de conteúdo provou ser não apenas mais eficaz, mas também mais acessível do que outras estratégias de geração de leads.

Estudos recentes demonstraram que o custo de realizar uma campanha de marketing de conteúdo em comparação à realização de uma campanha de busca paga é de 31 a 41% menor por lead em empresas de médio e grande portes.

Quando você opta por uma estratégia de marketing de conteúdo B2B para mostrar seus serviços e produtos, precisa entender o que seus compradores precisam. Suas necessidades e requisitos dependem de sua localização, setor e tamanho da organização. Esses fatores o ajudarão a criar um perfil de público-alvo dinâmico e versátil. Isso significa que seus serviços serão melhor atendidos com uma estratégia de marketing de conteúdo B2B que fornece diferentes ofertas para uma infinidade de compradores.

Esse nível de especialidade faz com que o conteúdo no marketing B2B seja uma forma mais barata de gerar mais leads — que geralmente chegam nos estágios de meio e fundo de funil.

Marketing de conteúdo também é mais eficiente.

As empresas que implementam um plano de gerenciamento de conteúdo experimentam mais benefícios. O 2018 Content Management & Strategy Survey fornece insights sobre os cinco principais benefícios do gerenciamento de conteúdo: alcance estendido de conteúdo (57%), melhor capacidade de fornecer o conteúdo certo à pessoa certa no momento certo (50%), maior facilidade em reutilizando e reutilizando conteúdo (48%), aprimorou as experiências do cliente devido a melhores interações (45%) e melhorou o fluxo de trabalho (40%).

O compromisso com o marketing de conteúdo e a construção da audiência gera sucesso.

Você pode usar estratégias de marketing de conteúdo B2B para aumentar a visibilidade de seu negócio. Seus produtos e serviços provavelmente se concentrarão em uma área específica. Conforme você avança em sua estratégia de marketing de conteúdo B2B, é essencial se concentrar na criação de conteúdo que possa ser consumido pelos clientes. Seu conteúdo precisa ser atraente para seus clientes em potencial que podem estar procurando uma solução em seu setor. Ao projetar seu conteúdo em torno dos problemas que está tentando resolver, você pode oferecer soluções mais específicas.

O marketing de conteúdo aumenta sua capacidade de se comunicar efetivamente com uma variedade de compradores.

Seus esforços e ações, como estratégias de conteúdo no marketing B2B precisam gerar leads que possam lhe oferecer oportunidades de negócios reais. No início da sua estratégia, é essencial que você crie diferentes tipos de conteúdo. Alguns deles podem ser estudos de caso, relatórios, blogs, etc. e determinam o que atrai seu público-alvo. Depois de chamar a atenção do seu público, seu conteúdo precisa se envolver com os leitores e motivá-los a agir. Você definirá qual é o objetivo final de sua estratégia de marketing de conteúdo B2B. Essa meta final determinará qual ação você deseja que seus clientes realizem após se envolverem com seu conteúdo – e essa, aliás, é a essência da estratégia de conteúdo no marketing B2B.

O marketing de conteúdo cria oportunidades para se conectar e colaborar com os influenciadores sociais.

Ao menos 80% dos profissionais de marketing que usam influenciadores de mídias sociais relataram resultados efetivos. E, mais importante, os compradores que foram adquiridos por meio de influenciadores sociais têm uma taxa de retenção 37% maior do que os obtidos de forma diferente. É possível implementar uma estratégia de influenciadores para aprimorar o conteúdo no marketing B2B, e hpje não faltam bons exemplos de campanhas B2B sobre isso.

Produzir conteúdos consistentemente relevantes para o seu site pode ajudá-lo a ganhar exposição.

Você sabia que as pequenas empresas com blogs obtêm 126% mais crescimento de leads do que as pequenas empresas sem blogs? Pois é – esse é poder do conteúdo no marketing B2B.

É claro que esses blogs precisam ser produzidos dentro de determinadas regras técnicas, mas existe uma regra indispensável em qualquer iniciativa deste tipo: é preciso criar um conteúdo genuíno e altamente relevante para o seu prospect potencial.

Conteúdo novo permite que você se conecte com mais sucesso ao seu público por meio de canais de mídia social como o LinkedIn.

Isso é importante porque 84% dos compradores B2B estão na rede ocasional ou frequentemente, compartilhando conteúdo comercial.

É seguro apostar que muitos de seus concorrentes estão investindo em marketing de conteúdo, e você não quer ficar para trás.

Ao menos 46% dos entrevistados da recente Pesquisa de Marketing de Geração de Demanda da HubSpot indicaram que a criação de conteúdo recebe a maior parte de seus orçamentos de marketing. Ou seja, o marketing digital e o conteúdo são caminhos sem volta para as empresas B2B.

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