Entre todas as estratégias SEO que mais se desenvolveram nos últimos anos, a pesquisa de palavras-chave é a técnica que menos tem ganhado a atenção dos estrategistas. Afinal, se tudo mudou, esta ferramenta também precisa evoluir. Mas, antes de mais nada, vamos partir do começo: o que são as palavras-chave e qual sua importância no processo de otimização de buscas?
As palavras-chave variam, para o SEO, de palavras simples a frases complexas e são usadas para informar o conteúdo do site para aumentar o tráfego de pesquisa orgânica relevante. Quando pesquisadas e otimizadas de forma eficaz, as palavras-chave atuam como um canal para conectar seu público-alvo ao seu site.
Para os profissionais de marketing digital, as palavras-chave são os termos utilizados para direcionar conteúdos, durante o desenvolvimento de textos para páginas, blog posts e sites.
A importância da pesquisa de palavras-chave para os profissionais de SEO e Google pode ser resumida em duas grandes finalidades:
- As palavras-chave nos dão pistas sobre quem são as pessoas e o que elas querem, permitindo-nos atender melhor às suas necessidades.
- As palavras-chave podem fornecer um “alvo” para o qual os profissionais de marketing podem direcionar seu conteúdo.
Mas, afinal, depois destra introdução, o que de fato evoluiu na escolha de palavras-chave? Confira abaixo três tendências que você precisa considerar antes de fazer sua próxima pesquisa.
As palavras-chave exatas estão ficando obsoletas
Tudo começou quando o Google criou o Hummingbird, em agosto de 2013. No entanto, poucos SEOs realmente entenderam a atualização ou perceberam quanta mudança em tudo o que eles sabiam que era.
Com o Hummingbird, foi a primeira vez que o Google anunciou que queria entender “coisas” em vez de combinar “sequências de palavras”.
O Hummingbird passou a colocar maior ênfase em consultas de linguagem natural , considerando contexto e significado sobre palavras-chave individuais. Ele também analisa mais profundamente o conteúdo de páginas individuais de um site, com capacidade aprimorada de levar os usuários diretamente à página mais apropriada, em vez de apenas à página inicial de um site.
A atualização marcou a mudança mais significativa na pesquisa do Google em anos, com interações de pesquisa mais “humanas” e um foco muito mais pesado na conversa e no significado. Assim, desenvolvedores e escritores da web foram incentivados a otimizar seus sites com escrita natural em vez de palavras-chave forçadas, e fazer uso efetivo do desenvolvimento técnico da web para navegação no site.
Depois do Hummingbird veio o BERT, em 2018, que ajudou o Google a melhorar sua compreensão de como as pessoas pesquisam.
O BERT é o acrônimo para Bidirectional Encoder Representations from Transformers, que pode ser traduzido como representações de codificador bidirecional de transformadores. Em resumo, ele é capaz de traduzir a linguagem humana para os computadores e permite que o Google entenda o que as pessoas estão buscando.
A partir de então os engenheiros entenderam que:
- O contexto é o que importa
- É preciso ter um bom entendimento de “contexto, tom e intenção”.
- As consultas de busca estão se tornando menos previsíveis
- As Stop Words, ou palavras de parada, muitas vezes são cruciais
Por todas essas razões, as ferramentas de pesquisa por palavra-chave ainda são úteis. Elas ajudam a entender os padrões de como as pessoas tendem a formular uma pergunta quando procuram respostas e soluções em seu nicho.
Qualquer que seja o processo de pesquisa por palavra-chave que você tenha usado, provavelmente ainda é válido. Ele o ajuda a entender a demanda por determinadas consultas, priorizar seus ativos de conteúdo e estruturar seu site.
É a etapa de otimização que é completamente diferente hoje em dia. Não é mais suficiente usar essa palavra no título da página, descrição e cabeçalhos.
As palavras-chave de marca são sua prioridade
As ferramentas de busca são cada vez mais utilizadas em navegadores como Safari e Google Chrome. Por que isso acontece? Pela facilidade da pesquisa a partir da barra de endereços e, mais recentemente, pela popularidade dos recursos de busca por voz, cada vez mais utilizadas.
Em outras palavras, os seus clientes que provavelmente conhecem a sua marca e estão possivelmente prontos para fazer uma compra e por isso são forçados a procurar pelo nome de sua marca para consultá-la.
E o que eles vão encontrar? Muitas empresas não têm ideia do que pode surgir durante uma busca de marca, ou quantos clientes podem perder por causa de uma má gestão de reputação no SERP.
Há três questões cruciais na busca pela marca:
O pesquisador está buscando sua marca com a intenção de comprar seu produto.
- Seus clientes atuais tendem a comprar mais do que visitantes de primeira viagem.
- No entanto, você não tem controle sobre o que as pessoas estão encontrando quando procuram sua marca.
Por isso é primordial potencializar o nome de sua marca com palavras-chave que possam expandir, otimizar e monitorar a classificação de seu site.
Também é importante identificar quais são os problemas por trás dos padrões de busca orientados pela marca de seus clientes. O que você pode melhorar para resolver estas questões?
Suas consultas de busca de marca devem tornar-se parte de seu funil de vendas – tudo, desde a página “Sobre” até as páginas de produtos.
Em muitos casos, quando você vê uma grande quantidade de palavras-chave direcionadas à marca, você pode precisar de uma abordagem mais aprimorada, como a criação de uma base de conhecimento autônoma.
As métricas são fundamentais
As métricas são a melhor forma do Google entender este mundo. Com elas, é possível a entender o contexto e a intenção de busca.
O Google tem um mapa chamado Knowledge Graph, que compõe a compreensão do mundo de sua ferramenta de buscas. Através das associações métricas, o mapa de buscas sabe do que se trata qualquer procura. Por isso, as métricas precisam ser o núcleo de seu processo de pesquisa por palavra-chave.
Enfim, é importante responder: quais são as métricas conhecidas em seu nicho e como você associa sua marca a elas?
A otimização para mecanismos de busca está evoluindo rapidamente, portanto, requer uma estratégia ágil para que as marcas se mantenham em dia. Se você está fazendo pesquisa por palavras-chave da maneira antiga e exata, seu negócio está cerca de dez anos atrasado!